quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Grandes lojas entrando forte na venda de instrumentos musicais !

Olá !

Está aí uma novidade que pode mexer com o mercado de instrumento musicais brasileiro, as grandes lojas estão entrando forte no mercado de instrumentos musicais, em especial no e-commerce. Até então, algumas lojas como o Submarino já ofereciam instrumentos, porém, era evidente que os preços eram irrealistas e o catálogo de produtos bastante restrito. No entanto, de alguns meses para cá, comecei a receber ofertas de grandes sites de e-commerce com preços e produtos realmente interessantes.

Não é de hoje que nós, músicos, temos reclamações dos comerciantes tradicionais de guitarras. Reconheço que é um ramo complicado, instrumentos musicais são mercadorias que possuem um custo alto e giro baixo, exigindo a imobilização considerável de capital para a manutenção de estoques.

Sendo ainda a maior parte dos produtos importada, estamos sujeitos ao impacto da variação do dólar, aliás, um impacto um tanto estranho, pois quando o dólar sobe os instrumentos sobem de preço no mesmo dia, no entanto, quando o dólar cai o preço continua o mesmo...

Uns culpam o governo pelos altos impostos, outros culpam os distribuidores dos produtos no Brasil, mas o fato é que continuamos a pagar muito caro pelos nossos instrumentos...

Então, vejo como saudável a entrada de grandes players no mercado, afinal, o consumidor sempre ganha quando a concorrência aumenta, não é mesmo ?

Um sinal disso foi a entrada da loja Ricardo Eletro, que passou inclusive a vender no Mercado Livre, através de um e-shop:


Sei que muita gente tem medo de compras "on-line" (aliás, com razão...), em especial no ML, então, a entrada de grandes empresas nesse mercado oferece uma opção mais segura para quem deseja comprar através da internet com mais segurança.

Então vamos dar uma "passeada" em algumas dessas lojas e ver o que estão oferecendo ?









Ah, outra coisa importante, como os sites comparadores de preços monitoram os estoques dessas grandes lojas, podemos usar sites como o Buscapé e outros para descobrir onde um modelo está sendo vendido mais barato !

É isso, abraços a todos !

Mad


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Análise de estilo: Greg Lake !

Pode parecer estranho falar de um músico que ficou famoso como cantor de voz puríssima e exímio baixista em um blog de guitarra mas o Mestre Greg Lake tem muito a ensinar ao guitarrista iniciante, em especial pela sonoridade única que consegue tirar do violão de cordas de aço, através de técnicas bastante pessoais.

Nascido em 1947, esse ícone do rock progressivo inglês começou a ser notado no álbum 'In Court of the Crimson King', da lendária banda King Crimson. Conta a lenda que Greg e Robert Fripp (falaremos nele no futuro !) eram amigos e tiveram o mesmo professor de guitarra, daí o convite para entrar na banda e também muitas técnicas de guitarra em comum, em especial a forma de palhetar os acordes.

Mas foi com o Emerson, Lake & Palmer que Greg escreveu seu nome na história do Rock progressivo, um incrível trio de músicos que soava como uma orquestra sinfônica completa, com composições extremamente sofisticadas que evocavam compositores clássicos de vanguarda, como Bela Bartok,  Stravinsky e Prokofieff.

Mas o que o guitarrista iniciante tem a aprender com Greg lake ? Em primeiro lugar,  o cuidado com a sonoridade acústica. Greg Lake sempre se refere a si mesmo como um 'guitarrista rockeiro da velha guarda', segundo ele, era um discípulo de Hank Marvin, 'com strat vermelha e tudo mais', mas, mesmo sendo integrante do trio mais eletrificado de toda a história do Rock, definiu a sonoridade acústica do Rock com suas composições maravilhosas.

Vamos analisar aqui a interpretação de Greg da sua maravilhosa composição 'The Sage', incluída originalmente no álbum 'Pictures at an Exhibition'. Vejam o vídeo, é uma composição com forte influência do violão clássico. Notem como Greg consegue tirar um som inconfundível do violão Gibson, soa quase como um cravo, percebam como ele palheta os acordes, 'sweepando' para baixo e alternando a palhetada para cima. Sem essa técnica, você não consegue tirar essa sonoridade cristalina do violão de cordas de aço. Outra coisa que merece atenção é a técnica de 'hybrid picking' de Greg, tocando ao mesmo tempo com a palheta e com os dedos, vejam que incrível, olhem que música linda !



Outro vídeo que mostra, além das técnicas citadas acima, o uso de afinações alternativas no violão é a maravilhosa 'Still.. You Turn Me On'. Notem como a linha vocal é perfeitamente harmonizada pelo arranjo de violão:



Mas mesmo sendo um mestre da sonoridade acústica, Greg também arrasava na guitarra elétrica quando era preciso ! Vejam essa incrível performance do ELP em 'Karn Evil 9', com um grande solo do Greg (Paul Gilbert gravou um cover desse solo !) e o deus da bateria, Carl Palmer, quebrando tudo !



Greg Lake continua em atividade até hoje, infelizmente a sua voz puríssima ficou comprometida com os anos, talvez um pouco pela obesidade, porém, quando está mais enxuto, Greg ainda consegue cantar maravilhosamente, como nessa apresentação de sua linda composição 'I Believe In Father Christmas', tocada em uma igreja no natal de 2011 e ainda com a participação de outra lenda do Rock progressivo, o eterno Ian Anderson na flauta, imagino o que deve ter sido para os presentes a emoção de escutar essa voz lendária ressoando em toda a sua pureza na catedral, esse é um dos melhores vídeos do youtube !





É isso, não existe maior prazer do que falar dos nossos heróis, abraços a todos !