quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Como fazer upgrades em Guitarras ! (Comprando uma guitarra Parte VI)

Olá ! Chegamos na última parte do nosso artigo sobre as coisas mais importantes a se considerar quando vamos comprar uma guitarra. Se você não leu as partes anteriores, pode acessá-las pelos links abaixo:

Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
Parte V

Nesse post, vamos analisar a questão dos famigerados "upgrades", que tanto mobilizam os fóruns de guitarra. De longe, esse é o assunto em que mais bobagens são faladas nessas comunidades, então vamos estudá-lo detalhadamente.

O que é fazer um upgrade na guitarra ?


Um "upgrade" seria a princípio trocar una ou mais peças de uma guitarra com o objetivo de melhorá-la em um ou mais aspectos, como o timbre, estabilidade da afinação e conforto de tocar. Nada mais do que isso.

Mas vejam só, nos anos 60 e 70, quase não havia esse conceito de "upgrade". Não se trocavam peças de uma guitarra, a não ser em caso de quebra e nesse caso, provavelmente seria colocada uma peça exatamente igual. Isso quer dizer que todos aqueles sons de guitarras maravilhosos gravados por Jimi Hendrix, Cream, Pink Floyd, Sabbath e outros foram gravados com guitarras "stock", ou seja, instrumentos que eram usados do jeito que saíram das fábricas. Quando muito, mandavam reenrolar os captadores ou mudavam alguma coisa na parte elétrica para conseguir um timbre mais pessoal mas a quase totalidade dessas gravações foram feitas com instrumentos 100% stock ! Quando pensamos nisso, chega a ser uma comédia o caso do moleque que ganha uma Fender Stratocaster USA do pai e antes mesmo de receber a guitarra (ou aprender a tocar...) já planeja trocar os captadores stock por Texas Specials para ter "o som do SRV" ! Mais para o final dos anos 70, a indústria de componentes paralelos, em especial os fabricantes de captadores, começou a ganhar força, explodindo na década de 80 com o seu metal que exigia alto ganho e muita compressão.

Hoje, o desenvolvimento da indústria de componentes paralelos chegou a um tal ponto onde se pode comprar de tudo: braços, corpos, ferragens, captadores, etc. Mas aí temos que fazer uma diferenciação, atenção nesse conceito: uma guitarra de braço parafusado (Stratocaster, Telecaster) é tão boa quanto a soma das suas partes. Já uma guitarra de braço colado (Les Paul, SG) é um todo. Entenderam ? Você pega uma Stratocaster e pode melhorá-la o tanto que quiser, já que possível ir trocando tudo, até que nada mais reste de uma guitarra original. Mas em uma guitarra de braço colado, isso não é possível (ou, pelo menos, não é tão fácil) então a qualidade de construção dessa guitarra é muito mais importante de ser levada em conta ao adquirirmos o instrumento. Entendido ?

Muito bem, agora que já sabemos o que é um "upgrade" de guitarra, precisamos "apenas" saber a resposta das seguintes perguntas:


  • Por que trocar ?
  • Quando trocar ?
  • O que trocar ?
  • E o principal...  QUANTO GASTAR ?!

Lendo o que se escreve sobre upgrades nos fóruns da internet e conversando com Luthiers posso afirmar com grande margem de segurança o seguinte:


"90% dos upgrades planejados nada mais são do que jogar dinheiro fora !"


A causa disso é que esses upgrades são planejados em cima de premissas erradas. Vamos ver alguns desses "brilhantes" raciocínios mais comuns que levam guitarristas iniciantes (e também alguns experientes !) a desperdiçar recursos:
  • "Stratocaster barata + peças de primeira = Fender !"
  • Quero o timbre do guitarrista "X" então tenho que usar os captadores "Y" !
  • "Estou sem grana agora, pego uma guitarrinha barata e vou melhorar ela aos poucos..."
  • "Minha guitarra tem as mesmas madeiras que uma Fender americana então vou investir nela !"
  • "Meu professor me falou que a Epiphone dele com caps Seymour Duncan é melhor que qualquer Gibson !"
E por aí vai ! Quem nunca leu coisas assim em fóruns ?! São idéias que até têm uma certa lógica por trás delas. O problema é que dificilmente se chega a um bom resultado em termos de custo x benefício.

Vamos ver um exemplo prático para facilitar esse entendimento. Vamos supor que eu comprei uma Strat SX SST57, uma ótima guitarra para iniciantes (leia minha review sobre essa linha aqui), mas quero melhorar essa guitarra até que ela fique em um nível de um "instrumento profissional". Ora, essa guitarra, do jeito que ela vem de fábrica atende perfeitamente as necessidades do iniciante, vc pode usá-la para as aulas, estudar em casa, ensaios com sua banda e até em pequenos shows. Em princípio, não tem necessidade de trocar nada. Mas ainda assim, eu quero "investir na guitarra", então levo em um Luthier, explico o que eu quero e ele me sugere trocar os captadores, ponte e tarraxas e me apresenta o seguinte orçamento das peças e serviços:
  • Jogo de captadores Fender Texas Specials: R$ 600
  • Ponte Wilkinson: R$ 200
  • Jogo de taraxas Gotoh: R$ 180
  • Nut de osso: R$ 30
  • Serviço de troca de peças e regulagem: R$ 200
Vejamos então, o orçamento contém preços justos, não está exagerado. Mas só a guitarra custou R$ 500,00. Se eu fizer o upgrade acima, vou gastar R$ 1.210,00, então o custo total desse instrumento seria de R$ 1.710,00. Ora, mas com essa grana eu consigo comprar guitarras de nível profissional como uma Squier Classic Vibe, Yamaha RGX A2 e outras. Fora as possibilidades do mercado de instrumentos usados. Então, embora a guitarra vá melhorar com esses upgrades, NÃO VALE A PENA !

Vamos ver agora um segundo exemplo. Vamos supor agora que eu comprei a mesma guitarra (SX SST57), usei ela durante um ano enquanto estive aprendendo, depois montei uma banda com amigos e comecei a fazer ensaios. Mas, a nosssa banda faz principalmente covers de heavy metal e o som da guitarra não tem "peso" suficiente. Levo a guitarra no Luthier que me recomenda colocar um captador GFS tipo rails, que tem ótima qualidade na ponte. Esse captador custa cerca de R$ 130 e o serviço completo ficará em R$ 210,00. Nesse caso, o upgrade não ficou caro e resolveu meu problema, posso ficar com essa guitarra mais um tempo até resolver trocá-la por uma melhor.

Analisando os dois exemplos acima, fica claro a questão do custo x benefício. Embora não existam regras rígidas para upgrades, recomendo atentar para a seguintes observações:
  • Se possível, compre uma guitarra que não precise de upgrades.
  • Não gaste em upgrades mais do que o valor da guitarra.
  • Quando trocar alguma peça, guarde as antigas, pois caso queira vender a guitarra no futuro é melhor vendê-la original e ficar com as peças do upgrade


Bom, agora que já estamos posicionados no assunto, vamos analisar os principais tipos de upgrades, aqui vou colocar minhas opiniões pessoais, não quer dizer que eu seja o dono da verdade, ok ?

Upgrades de Tarraxas


"Véi, minhas tarraxas não seguram a afinação, dou uma alavancada e tenho que afinar tudo de novo, vou manda botar um jogo de tarraxas com travas pra ficar de boa !"

Não segura a afinação porque vc não sabe colocar as cordas na guitarra !!! É isso mesmo ! Quase todos os casos onde alguém reclama que "as tarraxas não seguram a afinação", a culpa é que o guitarrista não sabem o modo correto de colocar as cordas. Aliás, as chamadas tarraxas "com trava" nada mais fazem do que "anular" o efeito das cordas mal colocadas.

Vamos aprender a maneira correta então ?!



Hoje, mesmo as guitarras mais baratas costumam vir com tarraxas seladas (também conhecidas como tarraxas blindadas). Nesse caso, Não existe necessidade de trocas, as desafinações devem ser causadas por cordas mal colocadas. No entanto, às vezes nos deparamos com instrumentos equipados por tarraxas vintage de péssima qualidade. Apenas nesse caso, talvez valha a pena pensar em troca. De qualquer maneira, sugiro observar o seguinte com relação ao upgrade tarraxas:

  • Evite comprar guitarras equipadas com tarraxas vintage, prefira as seladas.
  • Se tiver que trocar as tarraxas, substitua por outras da mesma família porém de boa qualidade, ou seja, substitua tarraxas vintage por outras também vintage. Mesma coisa para as seladas.

Upgrades de Ponte


Não recomendo fazer o upgrade de ponte. É um serviço que fica muito caro e exige um Luthier competente para conseguir bons resultados. Se a ponte da sua guitarra não é boa (e a maioria que equipa as guitarras baratas realmente não são) é melhor travar a ponte e não usá-la, no futuro vc compra uma guitarra melhor.

Se ainda assim quiser fazê-lo, sugiro observar o seguinte:

  • Não compre guitarras baratas com ponte Floyd Rose (já expliquei o por que aqui).
  • Se substituir uma ponte, substitua por da mesma família. Quer dizer, se for trocar uma ponte vintage, coloque outra também vintage, mesma coisa para as pivotadas e tipo Floyd Rose.
  • Verifique com o Luthier se o serviço pode deixar marcas ou mesmo exigir a repintura di instrumento. Isso é frequente quando vc troca um tipo de ponte por outro, contrariando a minha recomendação anterior. Por exemplo veja o que acontece se substituir uma ponte vintage por uma pivotada Wilkinson VS 100, as marcas dos parafusos originais da vintage ficam visíveis e muitos feias, veja:

Buracos visíveis pela troca de ponte


Upgrades de Captadores


Aqui, temos que estudar um pouco mais. Em geral, as guitarras mais baratas vêm equipadas com captadores do tipo cerâmico. Isso não quer dizer necessariamente que são ruins ou que precisem ser trocados. Infelizmente, existem guitarras que vêm com captadores tão ruins que acaba sendo mesmo necessário substituí-los. Esse problema é mais visível com captadores do tipo single. E a grande maioria das guitarras na faixa abaixo de R$ 400,00 costumam vir equipadas com esse tipo de captador.

E como vamos saber se um single cerâmico é bom ou ruim ? Em princípio pelo som, ruídos, etc. Em todos os casos, se pudermos abrir o escudo da guitarra e  pudermos ver os captadores por trás, a sua construção também é um indicador de qualidade. Veja a foto abaixo:

Tipos mais comuns de singles cerâmicos

A foto acima mostra os 3 tipos de single coils cerâmicos que costumamos encontrar. Da esquerda para a direita, o primeiro mostra um captador cerâmico de baixa qualidade, esse é o pior de todos. Note que ele tem apenas uma barra de imã retangular e os pólos não são vistos por trás. Já o segundo mostra os singles cerâmicos que costumam equipar as Fenders mexicanas e algumas japonesas. Esse é melhor dos três. Note que o os pólos ficam aparentes e existem duas barras de imãs em volta dos pólos. A terceira foto mostra um single que equipa as Strats SX, esse tem uma qualidade intermediária mas não podemos afirmar isso só pela sua construção, pois não vemos com é por dentro.

Então, caso a sua strat venha com esse tipo de cap cerâmico de má qualidade, pode valer a pena trocá-los. Nesse caso, recomendo vc colocar um set em alnico (singles que são feitos com imãs na liga alnico, abreviatura de alumínio - niquel - cobalto, eque equipam as Fender USA e outras strats de melhor qualidade). Existem fabricantes nacionais (Malagoli, Cabrera, Stellfner e outros) e também marcas importadas de ótimo custo / benefício (GFS, Kent Armstrong, Golden Age, Artec e outros). Recomendo vc observar a regra de não gastar mais do que o valor da guitarra nesse upgrade. 

Conselhos adicionais para o upgrade de captadores:
  • Se vc metal e tem uma strat com singles, pode ter um bom resultado com um cap tipo "rails" na ponte;
  • Atenção, os caps cerâmicos costumam ter uma saída (volume) maior do que os em alnico, então cuidado, pois vc pode fazer o upgrade e ter uma decepção;
  • Se sua guitarra tem singles cerâmicos de boa qualidade, só faça o upgrade para um set em alnico se souber bem o que quer e se tiver um amplificador de ótima qualidade, preferencialmente um valvulado;
  • Captadores são peças muito caras então só compre se tiver certeza do que vai receber, ou seja, não compre captadores cujo som vc não conheça.

Upgrades não recomendados !


Sugiro que você não faça jamais os seguintes upgrades, são "micos" terrríveis, hehe !
  • Roller Nut: poucos Luthiers sabem instalar, roletes enferrujam e outros problemas.
  • Trocar trastes: Poucos Luthiers fazem esse trabalho bem feito, se não gosta dos seus trastes melhor vender a guitarra e comprar outra;
  • Pintura: recomendo não mexer na pintura do instrumento, vou fazer um post sobre isso;
  • Circuitos eletrônicos complicados, etc;
  • Escalopar o braço. (ok, não é upgrade mas é mico !)
  • Nenhum tipo de mudança que não seja reversível !


Conclusão


Terminamos então essa série com dicas a serem observadas quando se compra uma guitarra. Aprendemos sobre madeiras, braços e analisamos algumas questões importantes relacionadas com os upgrades. É muita informação ! Mas com isso, encerramos as séries de posts, digamos, mais didáticos. Daqui para a frente, vamos postar coisas mais pontuais e focalizadas em questões mais práticas. No próximo post, vou falar sobre cuidados que se deve observar quando se compra uma guitarra pela internet, até lá e abraços !





64 comentários:

  1. Porreta! suas analises me ajudaram muito, principalmente esta ultima, grato.

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  2. Amigo ,seu texto precisa de algumas revisões...

    Alnico não é " abreviatura de alumínio - niquel - cobre" ,mas sim aluminio niquel e cobalto.
    Veja aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Alnico

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  3. Amigo, eu tenho uma Shelter Standard Sss e to pensando em colocar um captador hot rails da Seymour Duncan na posição da ponte pra poder ter um timbre mais pesado pra rock e metal. Vale a pena?

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    1. O resultado fica muito bom, o problema é que esse cap custa muito caro... Recomendaria vc comprar um Lil Killer da GuitarFetish, que custa $25, vc comprar direto no site deles com cartão internacional ou PayPal, os resultados também serão bons !

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  4. Primeiramente parabéns pelo post, certamente ajudou e ira ajudar muita gente.
    Agora minha duvida, toco em banda de garagem, amigos, fazemos algumas apresentações em festivais e tal, noto uma grande diferença na captação da guitarra do outro guitarrista pra minha, eu uso uma SX LP GG1 e ele tem uma se eu não me engano é CONDOR CLP 2...
    Ai li muitos tópicos e gostaria de saber pro estilo de musica que costumo tocar que é Grunge e Post Grunge, seria interessante fazer upgrade dos captadores da minha guita? qual seria uma boa opção ja q vejo em muitos lugares o pessoal falando mal dos Caps da SX LP..?!

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    1. Olha, a GG1 e a CLP possuem captadores de qualidade próxima. Se as duas guitarras estão com captação original, não deveria existir muita discrepância. Pode ser que a diferença esteja nos amplificadores, aliás, para o estilo que vcs estão tocando vale mais a pena investir em amplificador do que em captação nova. O que vcs estão usando de amplificação e efeitos ?

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  5. Cara queria saber se essa guitarra é boa, li seus posts e queria sua opinião:http://www.submarino.com.br/produto/113026303/guitarra-stratocaster-dolphin-rocket-rock-in-rio-branca, só vou ter dinheiro para comprar a guitarra, e queria saber sobre fones para guitarra pois não posso ficar tocando pois tem bêbe em casa e já sabe como é. Queria saber sobre isso.

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    1. É uma guitarra adequada para iniciantes, já vi as guitarras mais recentes da dolphin e são instrumentos bem feitos. Note porém que essa guitarra só tem um único captador humbucker na ponte e não tem controle de tonalidade, isso diminui a versatilidade dela, se vc pretende tocar apenas rock'n roll tá valendo, caso contrário,seria melhor pesquisar outros modelos.

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    2. Quantos aos fones, melhor comprar uma interface usb tipo guitarlink, vc liga no computador e pode tocar nas caixas ou no fone e ainda usa efeitos e simulações. É tipo isso aqui:


      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562919067-usb-guitar-link-cable-cabo-p10-usb-no-brasil-_JM

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  6. Depois de ler essa página sobre upgrades afirmo que nunca mais vejo nenhum assunto da pessoa que as postou... sei que é uma opinião própria mas na minha opinião fala muita besteira em uma curta página... não é porque uma pessoa não gosta de uma escala escalopada ou não sabe tocar em uma escala escalopada que ninguém tem que ter uma guitarra com a escala escalopada... muita besteira mas só vou citar essa.

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  7. cara tenho uma tagima t635 das antigas, quero turbinar p deixar um timbre mais puxado p fender, é uma boa ideia? o que vc me sugere?

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    1. Olha, essas tg635 antigas vinham com uma ponte muito boa, que inclusive tinha "big block" e também com nut de bronze. O problema delas era o controle de qualidade e a parte elétrica que era fraquíssima.

      Agora, a vocação dessa strat é ter um som mais porrada, o resultado do upgrade fica melhor se for nessa direção, nesse caso, recomendaria vc colocar 3 captadores iguais a esse são muito bons:

      http://www.eyguitarmusic.com/Alnico-V-Hot-Rail-Blade-Strat-Guitar-PickupWhite_p_1141.html

      Agora, se quiser tentar mesmo o som de strat mais tradicional da Fender, sugiro vc colocar um trio de singles em alnico, recomendo esse aqui que é muito bom e barato:

      http://www.eyguitarmusic.com/Powered-by-LACE-pickup1-Set-of-Single-OpenStaggered-topAlnico-VWhite-Pickup-Cover_p_348.html

      caso queira gastar um pouco mais, um trio fender Tex-Mex também rola legal.

      Nas duas opções, recomendo vc também refazer a parte elétrica, troque a fiação, os pots e a switch. No site que eu recomendei vende um kit com tudo isso:

      http://www.eyguitarmusic.com/Strat-Wiring-HarnessAlpha-pots-250KQuality-SwitchOrange-Drop-Capacitor-0022UFfor-Strat-3-Single-Coils_p_1365.html

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  8. Valeu pelas dicas! Vou dar uma olhada nesses amps que você citou. Quando escolher um aviso qual foi.
    Abçs

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  9. Olá, tenho uma squier affinity stratocaster e gostaria de saber se vale a pena trocar os captadores originais, pois acho eles bem ruimzinhos .estava pensando em botar o fender tex-mex ou ate mesmo o texas special, os dois estavam com um bom preço na Amazon.

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    1. A Amazon não envia esse tipo de mercadoria para o Brasil. Minha sugestão é vc comprar captadores com custo/benefício adequado ao nível de sua guitarra. Se quiser uma sugestão, esses aqui são muito bons e baratos, estão no mesmo nível dos tex-mex:

      http://www.eyguitarmusic.com/Powered-by-LACE-pickup1-Set-of-Single-OpenStaggered-topAlnico-VWhite-Pickup-Cover_p_348.html

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  10. Obrigado pela dica, mas nesse caso eu pediria a minha irmã que mora nos eua enviar pra mim, mas você acha melhor fazer esse upgrade nos caps ou guardar a grana pra outra coisa, tipo um amp valvulado?

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    1. Não digo um amp valvulado, mas um bom amplificador. Isso se vc ainda não tiver um. Sem um bom amplificador, não adianta trocar os caps, inclusive o som pode até parecer que "piorou", porque os singles cerâmicos costuma ter saída maior do que os em alnico, como o tex-mex e o special.

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  11. Infelizmente não tenho um bom amp, o meu e muito fraquinho (marshall mg10cd). Se eu fosse trocar o amp ia logo pra um valvulado. Poderia me recomendar algum de baixa potencia que de pra saturar legal o power sem incomodar ninguém.

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    1. Muito difícil, valvulado precisa de volume para desenvolver o timbre, existem circuitos e artifícios para contornar isso mas não são 100% satisfatórios. Pesquise também sobre a questão do "headroom". Não compensa comprar valvulado só para tocar em casa, melhor comprar um amp com simulação digital, como alguns da Vox, Roland, line 6, etc. Caso queira mesmo um valvulado de baixa potência dê uma olhada nos Fender Superchamp XD e assemelhados. Eu uso um e gosto bastante.

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  12. Boa noite, adorei a matéria, eu estava pensando em fazer um up na minha guitarra, a washburn win std, estava pensando em trocar as tarrachas por umas da gotoh, sera que vale a pena?

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    1. Não acho que vale a pena, sua guitarra tem tarraxas seladas e ponte fixa, não vejo o que poderia ganhar com essa troca.

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    2. Cara seria mais pelo plano estético, pois eu iria botar aquelas estilo kluson, que na minha opinião sao muito mais bonitas do que essas que vieram na minha guitar

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    3. Entendi. Mas se é por estética, aí é uma decisão sua, certo ?

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    4. Eu estou indo pra os eua mes que vem e estava pensando em colocar essas aqui http://www.amazon.com/Gotoh-Kluson-Locking-Tuners-Nickel/dp/B00EB11N46/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1420819796&sr=8-4&keywords=gotoh
      O problema é que eu não sei se essa servem na minha guitarra, por ter especificações "vintage", gostaria de saber se podia comprar sem problemas...

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    5. Note que a furação é diferente das suas. Pode ser que o orifício da bucha da haste também tenha medição diferente. Em alguns casos, pode ser que seja necessário uma adaptação ou o uso de uma bucha adaptadora especial, tipo essas:

      http://www.allparts.com/search.asp?search=&keyword=adapter+bushings

      Realmente não sei te dizer, só mesmo com a guitarra e as peças em mãos para ver.

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    6. sera que daria pra trocar so o botao da tarraxa, ou teria que trocar la inteira?

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    7. O mais provável é que precise trocar ela inteira.

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  13. Caro colega, possuo uma guitarra Michael SSS Strato GM217 e queria colocar um captador raios na ponte. Acha que terei algum ganho?! Curto muito a guitarra e só havia pensado em melhorar enquanto não posso comprar uma outra. Pensei neste captadorhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-644683072-captador-malagoli-59-rails-strato-_JM

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  14. Captador Rails. *maldito corretor ortográfico

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    1. Esse rails na ponte vai ter dar uma versatilidade maior para tocar um rock mais pesado ou fazer a guitarra gritar um pouco mais nos solos, esse produto que vc colocou o link é um produto de qualidade, porém, acho ainda caro, se não tiver muita pressa de receber recomendaria esse aqui, produto de excelente qualidade testado por mim e tem imãs de alnico:

      http://www.eyguitarmusic.com/Alnico-V-Hot-Rail-Blade-Strat-Guitar-PickupWhite_p_1141.html

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  15. Quando vc fala em muita pressa por receber, seria mais ou menos qts dias? Por esse valor, valeria a pena trocar os 3 de uma vez? Teria que trocar os potenciômetros tbm?

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    1. comprando de sites importados leva uns 2 meses para chegar, lembre que o produto pode ser taxado, é uma possibilidade. Se trocar os 3 tem que colocar pots de 500k, se trocar só o da ponte não precisa.

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  16. Oi amigo, ótima iniciativa! Te agradeceria muito se puder me ajudar. Tenho uma Epiphone Les Paul Standard. Você acha que compensa investir em Seymour Duncan ou GFS mesmo? Dizem que os Duncan são pouco mais 'claros', 'definidos'. Estou de olho no Alnico 2 de ambos fabricantes.

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    1. Olha, os GFSs são bons mas esse alnico 2 da SD é sensacional, eu compraria ele mas pegaria usado no eBay porque novos são muito caros. Alternativamente, existe o custom II da malagoli que também é legal.

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  17. Esse captador rail é um tipo de single ou de humbucker? Pra instalar esse captador na minha Strato preciso trocar o potenciômetro?

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    1. Ele é um humbucker porque tem duas bobinas. Se for na posição da ponte não precisa trocar pot nenhum. Se for na posição do braço ou do meio, aí pode trocar o(s) pot(s) de tone por 500K, caso ache que o som ficou grave demais. O pot de volume pode ficar em 250K mesmo.

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  18. Amigo estou afim de adquirir uma strato tagima tg530, porém o captador da ponte foi modificado pelo malagoli custom 57 é uma boa?

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    1. Marcos, por favor, pergunte apenas uma vez, eu nunca deixo de responder, ok ? O malagoli custom 57 que eu conheço é um humbucker, nesse caso a strat foi passada para a configuração SSH, eu gosto dessa configuração pois é muito versátil para tocar um rock mais pesado e esse captador é de boa qualidade. Acho que vai ficar legal.

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    2. Olá! Parabéns pela matéria e pelos conselhos!!! Tenho uma tagima strato T-735, pedal overtone landscape, reverb polara, cabos tcniforte e um amp Tfx2 Laney que mescla valvulado e transistorizado. Vc acha que compensa colocar captadores top em minha guita? Toco em uma banda que esta começando a fazer shows em casas profissionais, tocamos desde de Blues até Metal. Desde já muito obrigado!

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  20. Dario: Boa postagem, ajudou bastante! Tenho uma Stringberg Strato e Faria uma "tunagem" nela que gastaria o dobro do seu valor. Mas queria uma sugestão, toco na igreja e particularmente toco pop rock e as vezes sertanejo com os amigos, estou com essa guitarra a 2 anos e estou querendo pegar uma nova e claro com um som melhor, sugere uma Les Paul ou Telecaster?
    Agradeço.

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    1. Olha, pelos som que vc quer tocar uma tele seria mais recomendável mas a LP também pode ficar legal, se vc já tem uma guitarra de nível mais básico talvez seja melhor pensar em pegar um novo instrumento apenas se puder comprar algo realmente bem melhor, para não trocar o 6 por meia dúzia...

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  21. Oi. Adorei o post! Já leio teu blog há algum tempo e acho realmente que ajuda muito, não só guitarristas, mas músicos no geral. Tenho uma banda que toca Pink Floyd, The Police, etc. Recentemente, adquirimos, através de uma troca de equipamentos, uma SX SST57 que já veio com caps Fender Texas Special e Pots Fender. Noto que ela está desafinando e pedi a um Luthier daqui para dar uma olhada na causa. Acho que a ponte e as tarraxas são originais. Você, que tem muita experiência com essas guitarras, será que a desafinação tem a ver com elas (a ponte as tarraxas)? O som dela está muito bom, por isso, não gostaria de me desfazer dela. Usamos uma ME50 da BOSS como multi-efeito. Gostaria da sua opinião sobre algumas coisas.

    1. Temos outra guitarra. Você até já deu a dica para a compra de uma parecida, em outro post. É uma Charvel Desolation. Mas a nossa é a DS3, que é quase igual a outra, mas muda a captação, que no caso são Humbuckers Charvel Regular, passivos, mas que ainda dão uma impressão de som "embolado", pouco definido e claro. Que caps você indica para um som do que a gente faz? Pensei em caps Gibson. (Para os efeitos dessa guitarra, usamos uma BOSS Gt8).

    2. Amplificadores. A banda já está em um nível intermediário, talvez próximo do profissional, tocamos em palcos grandes, e gostaríamos de timbres bem definidos. Quais amps você indica? Usamos dois Staner Shout 50G, de 30W, só para ensaio. Quando tocamos em palcos, usamos o do pessoal do som, que às vezes só têm um, e a qualidade é quase sempre abaixo do que a gente gostaria. Qual a potência para um amp de palco? 60w, 100w? Seria interessante Amps Valvulados? Há diferença de Amps para os dois tipos de Guitarra? O legal é microfonar mesmo ou jogar do pré-amp pra mesa?

    3. Cordas. Para a Charvel, preciso de uma dica. O guitarrista sua muito, e as cordas duram pouquíssimo tempo, quebrando em um mês no máximo, já toda oxidada, quase sem timbre. Ouvi dizer que seria interessante limpar as cordas após o uso. Também ouvi dizer que usa-se produtos antioxidantes como WD e óleo Singer. Que me diz? Como posso aumentar a durabilidade das cordas?
    Sobre o calibre. Alguns posts dizem que Gilmour usa GHS Boomers 0.10 e 0.105, às vezes mistas. Qual o calibre de cordas que devo usar na Strato com os Fender Texas Special e na Charvel para conseguir um timbre que lembre essas guitarras de Prog, mais encorpado, mas também definido? Alguma marca em particular, GHS, Ernie Ball?

    4. Cabos. Quais cabos usar, sabendo que eles têm de ser de boa qualidade? O esquema da Charvel é Guitarra > BOSS Gt8 > Amp. Já o da Strato é diferente... Usamos um Synth de Guitarra da Roland, o Gr33, com o cap Gk-3. O esquema é o seguinte: Guitarra > (P10) Captador Gk-3 > (Cabo de 13 pinos Roland) Synth Gr33 > (P10) BOSS ME50 > (P10) Amp.

    Eu sei que são muitas perguntas, mas como admiro essa capacidade que você tem de ser detalhista e de responder todas as perguntas nos comentários, seria de muita utilidade pra mim, sou muito perfeccionista quanto à qualidade do som que minha banda faz e não é fácil encontrar alguém com tanta experiência e tanta disponibilidade para o diálogo.

    Desde já, agradeço.

    PS.:Já tem post sobre David Gilmour, Andy Summers ou Mark Knopfler? Gostaria da análise! =D

    Até mais!

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    1. Vou tentar responder a tudo:

      SX: Desafinação pode ser corda mal colocada ou regulagem da guitarra, a ponte dela não é boa, melhor não usar porque deafina também.

      Charvel: caps da Gibson são caríssimos, olhe os humbuckers da Malagoli, testei o classic 59 e gostei

      Amplificadores: acho que vcs precisam de amps novos se quiserem um som mais profissional, fica difícil recomendar assim, sugiro que vcs pesquisem e testem com muita calma e escolham equipamentos de qualidade e preço justo, não necessariamente valvulados, tem um tópico sobre isso aqui.

      Cordas: comprem no site http://www.stringsandbeyond.com/ eu gosto das d'addario .010 nickel. Existe um produto para prolongar a vida delas chamado fast fret, óleo e WD jamais.

      Cabos: recomendo cabos de qualidade mas não esses com preço absurdo, olhe a linha da planet waves e da santo angelo, esses últimos melhoraram bastante. Cabo de 13 pinos deveria ser usado só para o midi, ele detona o timbre dos captadores normais, melhor usar dois cabos.



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  22. Olá. Eu li seu post e fiquei com uma dúvida. Tenho uma strato samick faz um tempo, mas o som dela não me agrada tanto e não tem o som que eu queria pra tocar hard rock e umas coisas mais pesadas. Gostaria de saber se vale mais a pena comprar uma sg da vintage ou epiphone, ou trocar o single da ponte por um humbucker. Obrigado e boa noite

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    1. Sugiro vc tentar primeiro colocar um humbucker em formato de single na ponte, no mercado livre são vendidos produtos de boa qualidade e baratos, como esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720104875-captador-mini-humbucker-branco-guitarra-tipo-hot-rails-duplo-_JM

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  23. Excelente post ! Se puder me dar uma dica. Tenho uma strato Fender mexicana e estou pensando em adquirir os caps Fender Texas special. Vale o upgrade ? Tenho ampli valvulado Fender e Blackstar... obrigado

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    1. Fica bem legal, alternativamente olhe os sets da Malagoli porque são mais baratos e também muito bons

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  24. Olá. Tenho uma Squier 1996 edição especial de 50 anos da fender. Gostaria de saber se vale um upgrade de captadores symour duncan ssl, ou texas special, ou se seria demais para ela. (importar não seria um problema)

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    1. é uma strat bacana mas acho que vc faria melhor negócio pesquisando a linha da Malagoli ou, alternativamente, da Guitar Fetish

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  25. Tenho uma tagima strato T735 special series, queria dar um upgrade nela, então ja comprei, caps texas special (SSS), tarraxas fender com trava e ponte gotoh 6 parafusos tremolo (ge102t-cr). Acontece que descobri que a madeira do corpo dessa guitarra é de baixissima qualidade (falam que é alder, mas é "lenha" com uma pelicula de alder, segundo visto em varios foruns), e o braço e os trastes estão muito destruidos (tenho a 10 anos), sairia caro demais troca-los (ja vi em um luthier sai 500 pilas)... enfim, como ja comprei todas as peças não sei mais o que fazer pois ja gastei uma grana e acho que o resultado final não será bom se eu instalar essas peças boas numa guitarra tão ruim. Inicialmente pensei em comprar uma strato sss nova e barata (seizi, sx ou até uma squier dependendo do preço) mas após ler o seu artigo não tenho mais certeza. O QUE EU FAÇO??? ESTOU PERDIDO!!!

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  26. Beleza ? Eu não me preocuparia com essa questão da madeira do corpo porque a influência no som é pequena, além disso essa guitarra pode não ter a melhor madeira do mundo mas é feita de madeira sólida e não de compensado ou mdf e isso é o que importa, na boa, esqueça o que leu e não se preocupe com isso. Com relação aos trastes o mais provável é que precisem apenas de uma retífica mesmo que pareçam detonados, é raro uma guitarra precisar de uma troca real de trastes, eu tenho uma fender 95, toco nela direto e ainda está longe de precisar trocar os trastes, recomendo vc levar essa guitarra em OUTRO LUTHIER, com R$ 500 vc poderia até comprar outro braço mas realmente não precisa, a retífica deve resolver, a 735 não é uma guitarra ruim, sx, seizi e coisas do tipo não são necessariamente melhor do que elas... É isso, procure outro luthier, instale as ótimas peças que comprou e seja feliz

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  27. MadGuitarMan, eu que fiz a pergunta, não sei pq não puxou meu usuario. Primeiramente, muito obrigado pelas dicas! Sempre tive duvidas sobre a real relevancia dessa questão da madeira nas guitarras... Mas falando especificamente da T735, existe a nacional que é considerada boa para o custo dela, mas existe a T735s (special) que era de fabricação chinesa (essa é a minha). To insistindo um pouco nessa questão pois acho q você esta considerando que a minha é a T735 nacional (boa), e acho que a special não é sólida. Segue o link sobre a questão do material (http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/09/tagima-735-special-ou-como-levar-gato.html). Tambem estou levando em conta o valor dela x valor investido que me desanimou um pouco... no fim das contas broxei de tunar essa guitarra =(. Se tiver mais algum parecer agradeço, abraços.

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    1. Eu acompanhei essa treta na época, gosto muito do super Paulo May mas ele é um perfeccionista que tem dezenas de guitarras e está acostumado com o que existe de melhor, ficou bravo porque venderam para ele como se o corpo fosse de alder, eu já não vejo muito problema com o corpo dessa guitarra, já toquei em algumas e gostei, inclusive a captação original delas é em alnico, entre a chinesa e a nacional eu prefiro a chinesa porque o braço é maple e a nacional em pau marfim, costuma dar problemas se não estiver bem seco, mas em se tratando de guitarra o que manda é o psicológico, se já tem implicância com essa guitarra, venda-a no ML ou no OLX e compre uma SX American Ash, se a grana estiver curtauma boa dica são as antigas stratos Eagle que possuem headstock igual a da fender (sejam pintados ou não, são guitarras com boa construção e madeiramento mas precisam de upgrade nos caps, aqui no blog tem post sobre elas, boa sorte.

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    2. Muitissimo obrigado, ajudou a clarear as idéias.

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  28. Este comentário foi removido pelo autor.

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  29. Ola Bom Dia

    hà muito tempo atras comprei uma golden les paul. O timbre não me agrada e gostaria de dar uma melhorada mas de acordo com o valor da guitarra, alguma indicação nesse sentido?

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  30. Salvou uma grana de muita gente! Mas acho que faltou o item sentimento, tem gente que o tem pelo instrumento e vai querer por a guita numa cristaleira dentro de casa. Nessas casos onde as pessoas querem casar com a guitarra eu acho valido.

    No meu caso eu achava que queira casar com a guitarra, mas morando em outro país acho que vou casar com outras....kkkkk

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  31. ola! tenho uma rg 550 japan ano 94. não gostei do som dela com os caps originais (V1 e V2)ALNICO V.resolvi trocalos por caps cerâmicos.decidi colocar dimarzio/ibz e no meio iscv2 evolution. neste caso e recomendado este upgrade ou deveria vender minha guita e comprar uma outra tipo uma jem 555 por exemplo?

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  32. Parabéns pelo blog, aprendi mto com os artigos. Pra quem está querendo comprar uma guitarra ou entendê-la não tem nada mais difícil do que encontrar informação de qualidade. Em fóruns por aí só se acha "expert" falando um monte de groselha sem sentido. Felizmente tbm existe boas inicaitivas.

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