segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O que está acontecendo com os fóruns de guitarra ?!

Olá !

Até há poucos anos atrás tínhamos vários fóruns de guitarristas, comunidades ativas e populosas, onde os músicos iam para trocar informações, pesquisar equipamentos, participar de jams ou simplesmente jogar conversa fora.

Um a um estes fóruns foram morrendo, os que sobraram têm um número ínfimo de acessos, até ele, "o maior fórum da internet", onde era comum ver mais de 200 usuários logados com novos posts a cada segundo está quase que parado, ficando por vezes quase que um dia inteiro sem um novo post, subsiste apenas pela presença de meia dúzia de bons usuários...

O que está acontecendo com os fóruns de guitarra ?

Nada.

Apenas não aguentaram a concorrência do Facebook e outras mídias. Antes, existia uma imensa carência de informações técnicas e os fóruns foram os canais que concentravam essa demanda por informações, ainda que seu acervo de informações fosse desorganizado e comprometido por informações errôneas e de baixa qualidade.

Acontece que temos hoje um excesso de informações. Quem quiser ver a review de um instrumento basta pesquisar no youtube e provavelmente encontrará dezenas de vídeos a respeito. Existem ainda as redes sociais, revistas, os blogs e os sites internacionais.

Apesar de toda essa evolução, considero que ainda exista uma certa carência de informações de qualidade, tem muita gente hoje que é patrocinada ou recebe dinheiro dos fabricantes e lojistas para "elogiar" determinados instrumentos, mas isso é outra estória...

Mas a verdade é que os fóruns não souberam acompanhar a evolução da internet, não investiram em aperfeiçoar suas interfaces, em melhorar a qualidade da moderação (quem gosta de ser moderado ou banido injustamente ?...), em organizar melhor seu acervo de informações e, principalmente, em reconhecer que a maior parte da qualidade do seu conteúdo era gerado por poucos usuários que participavam sem nenhum reconhecimento.

Assim fica difícil, não ?

RIP Fóruns !