quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Um iniciante deve comprar uma guitarra cara ? (Comprando uma guitarra Parte II)

Conforme falei no primeiro post desse Blog, muita gente quer tocar guitarra hoje em dia, em função do jogo Guitar Hero, das igrejas e de vários outros fatores. Afinal, é uma coisa bem "cool" saber tocar um instrumento musical, fazer sucesso nas festinhas, encontros da escola e tal !

Mas música é arte e arte exige muito esforço e dedicação. O quanto de dedicação e estudo são necessários vai depender de quais objetivos você tem. Se você quer apenas tocar as músicas de sucesso e se acompanhar cantando, alguns meses de aulas serão suficientes, mas se quer ser um virtuoso do instrumento, terá uma vida inteira de estudos pela frente.

Estou dizendo isso por um simples motivo: a grande maioria dos que compram um instrumento musical acaba desistindo de aprender a tocar. Por quê ? Os motivos são os mais diversos, falta de paciência, achar que não leva jeito para a coisa, não dar conta de aprender sozinho, não ter professor perto de casa, falta de tempo, etc, etc.

Muito bem, mas muitos iniciantes pensam em comprar como primeiro instrumento uma guitarra de qualidade profissional, seja porque têm a oportunidade de comprar mais baratos em viagens  ou porque os pais têm uma condição financeira melhor e se propõem a comprar o que ele escolher. É aquela ideia de "comprar uma guitarra para a vida toda". Não sou contra contra comprar uma bela Gibson ou Fender para aprender a tocar mas existem alguns problemas a se considerar:
  • Um iniciante ainda está encontrando o seu som, às vezes pode comprar uma Fender Stratocaster e depois descobrir que preferiria uma Les Paul;
  • O iniciante ainda não sabe cuidar do seu instrumento adequadamente em temos de limpeza, ajustes ou mesmo prevenir quedas e pancadas. Melhor então aprender em uma guitarra barata;
  • Perigo de uma guitarra cara ser roubada;
  • Instrumento musical costuma ter forte depreciação no preço de revenda, se você comprar uma guitarra nova é quase certo ter prejuízo se quiser vendê-la depois. Então, melhor ter certeza de que vai mesmo "engrenar" na guitarra antes de fazer um investimento alto !
Por tudo isso, acho mais conveniente que um iniciante compre um modelo adequado para iniciantes, mesmo que mais tarde você queira uma guitarra melhor.

No próximo post, vamos falar dos modelos para iniciantes e como avaliá-los, até lá e abraços !




14 comentários:

  1. Queria comprar uma classic vibe da squier ou a modern player, ambas estão na mesma faixa de preço, porém nao acho comparações entre as duas, por isso queria uma opinião sua, pois vai ser minha primeira guitarra e eu naomqueria me desfazer do instrumento tão cedo e nem upgrades. Obrigada e estou adorando o teu blog, muito bom!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Joana ? Olha, o próprio nome das guitarras diz claramente a diferença entre elas. A classic vibe é baseada em projetos vintage, já a modern player é uma Fender mais atualizada. A CV possui captadores melhores, em alnico, já a MP vem com cerâmicos, como nas fenders mex. as duas guitarras são feitas na mesma fábrica com qualidade e madeiras equivalentes. Eu pegaria a classic vibe, por ser um projeto mais coerente, como é uma guitarra vintage possivelmente as tarraxas não sejam tão eficientes quanto as da MP mas isso é importante no visual vintage, vi uma vermelha com escala rosewood maravilhosa, uma guitarra impecável, linda, acima dela somente as fenders americanas, abç !

      Excluir
  2. Amigo, eu estou aqui no canada e vi uma music man luke, muito bom o preco, por 1250 dolares, e ja toco qualquer tipo de musica, mas quero me especializar mais na guitarra e fazer um estudo profundo do instrumento, e minha metas sao solos obviamente, com uma qualidade mais acentuada...entao vc me recomendaria essa guitarra? muito obrigado pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é uma guitarra espetacular, aliás, como todas as music man made in USA, sonho de muitos músicos profissionais, se a grana não é problema é uma excelente opção !

      Excluir
  3. Cara ja toco violão ,quero engrenar na guitarra de vez . vc acha bom eu comprar uma guitarra Les Paul Shelter Nashville 305 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ? É uma guitarra adequada para iniciantes mas têm outras com custo /benefício melhor, sugiro vc comparar com a michael gm 750 e as LP da Golden que vêm com captadores da wilkinson, abç.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cara já toco violão, quero uma guitarra para tocar sons como Ac/DC, Metallica, guns n roses, deep purple etc, qual guitarra seria mais apropriada lembrando que poço pagar em até 1400 reais, então qual guitarra vc me recomendaria. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada nessa lista aqui: http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Excluir
  6. Eai cara, tudo bem?
    Eu queria comprar minha primeira guitarra e estava pensando numa telecaster.
    Estou em duvida entre a telecaster affinity, da Squier ou a telecaster custom colors da tagima.
    Sei que a diferença de preço é grande, mas qual seria mais negócio para ser minha primeira guita?
    Vlw, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, são guitarras de qualidade semelhante e adequadas a quem está começando. Recomendaria vc pegar uma squier standard, um pouco mais cara mas um instrumento de qualidade profissional: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714717602-guitarra-fender-squier-telecaster-standard-loja-kadu-som-_JM

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Td bem, estou querendo iniciar na guitarra e gostaria de uma dica sua! Estou pensando em comprar uma squier Telecaster standard!! Seria uma boa opção? Obrigado.

    ResponderExcluir