terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cinco maneiras de arruinar a sua guitarra !

Olá ! Um grande 2013 para todos nós com muita música, alegria e realizações !

Como já comentei em posts anteriores, aprender a tocar guitarra não é tão fácil como muitos imaginam. A fase de aprendizado é longa e exige esforço e dedicação. Muitas vezes, ao longo desse percurso, às vezes nos sentimos desanimados e ansiosos com a demora para atingir a técnica que tanto desejamos. E essa ansiedade, por vezes, nos leva a "descontar" a frustração nos equipamentos. Os que possuem uma situação financeira melhor acabam ficando com o hábito de comprar compulsivamente guitarras, amplificadores e pedais. Existe até um nome para esta "doença"": G.A.S (Gear Acquisition Syndrome) ! No final, terminam com dezenas de equipamentos que nunca vão usar...

Mas existe um caso pior, são aqueles que não têm condição (ou não querem) de ficar comprando equipamentos extras e resolver "mexer" na sua guitarra, fazendo "modificações" completamente desnecessárias, frequentemente desastrosas ! Muito comum ler posts com essas idéias estapafúrdias nos fóruns de guitarra. No final, o instrumento acaba arruinado...

Vamos ver algumas dessas "ótimas" idéias, rsrs...


5 - Pregar adesivos: pode até ser uma questão de gosto mas creio que a maioria dos guitarristas experientes acham um pouco ridículo ver uma guitarra cheia de adesivos. Eu, com certeza acho meio nojento ! Com o tempo, os adesivos vão encardindo e ficando "melados", o que não é nada bom. Depois, existe uma grande dificuldade de retirá-los, existem produtos próprios como o "Tira-Grude" que trazem bons resultados mas têm adesivos que são extremamente difíceis de retirar, não raro até danificam a pintura. Então, passe suas mensagem para o mundo através das notas musicais e não dos adesivos !

4 - Upgrades radicais: já fiz um post aqui sobre upgrades. Vimos que a maioria desses upgrades é apenas jogar dinheiro fora ! No entanto, existem casos de upgrades que podem arruinar seu instrumento, principalmente quando são feitos por Luthiers incompetentes. Cito aqui a instalação de "roller nut" e a colocação de pontes tipo Floyd Rose em guitarras que não foram projetadas para elas. Não que não possa ser feito, pode e pode até ficar bom. Mas o serviço vai ficar muito caro e a precisará de um Luthier muito experiente. Como regra, não faça nenhum upgrade que não possa ser revertido, ou pelo menos, facilmente revertido.

3 - Repintar o corpo do instrumento: ah, que beleza seria se uma guitarra pudesse ser pintada cada dia de uma cor diferente ! Infelizmente, pintura de guitarra é coisa muito complicada. Existem muitas coisas em comum com a pintura automotiva, inclusive tintas. Mas é até mais complicado. Retirar o acabamento nas guitarras modernas é coisa extremamente trabalhosa, porque o revestimento em P.U. é extremamente grosso e resistente. É tão difícil, que um conhecido Luthier muito conceituado me disse que às vezes preferiria fazer outro corpo a retirar a pintura original ! Depois, tem que lixar, lixar, aplicar seladora na madeira, lixar de novo, selar de novo e assim por diante, até finalmente poder pintar. E aí, vc vai precisar de de equipamento adequado, material e saber a técnica. Acredite, a não ser que você seja uma pessoa muito habilidosa, o mais provável é que o resultado será um desastre ! É por esse motivo que a maio parte dos Luthiers preferem acabamento natural nos seus instrumentos. Pouquíssimos Luthiers são capazes de fazer um serviço de primeira em pintura. O pessoal da Musik Kolor (site aqui) fez um trabalho muito bom para mim, recomendo a todos mas é claro que isso tem um custo.

2 - Escalopar o braço da Guitarra: quem começou a escalopar o braço de suas guitarras ? A maioria atribui ao grande Ritchie Blackmore, inclusive sua Fender signature vem assim. Mas que eu lembre, foi o John McLaughlin quem primeiro apareceu com um violão de braçi escalopado, para imitar o som do sitar indiano. Vocês já viram um braço escalopado ? Vejam:



Notem nas imagens acima que existe diferença no grau de escalopamento desses dois braços.
Os defensores do escalopamento dizem que um braço assim facilita a execução de ligados e outras técnicas avançadas mas isso tem um preço: se você não tiver a pegada adaptada a esse tipo de braço, fatalmente vai gerar desafinações quando apertar as cordas com mais força. E pior, a execução dos acordes vai ficar muito prejudicada, dependendo do estilo que você toque. Então, ok quando alguém têm várias guitarras e compra uma escalopada. Mas será que você, iniciante, que só tem uma deve fazer isso. Outra coisa, é necessário um Luthier experiente para fazer esse trabalho.

1 - Relicar a Guitarra: essa é a pior de todas, praticamente carimba um "newbie" na sua testa ! O que seria fazer um "relic" na guitarra ? Em resumo, é você pegar uma guitarra nova e fazer com que ela fique com a aparência de uma guitarra antigona, os chamados instrumentos "vintage". Até aí, nada de mais, apenas uma questão de gosto, têm instrumentos antigos que realmente ficam com aparência muito bonita. Têm aquelas que ficam com essa aparência devido ao tempo mesmo e têm também as novas que são fabricadas pelas custom shops ou Luthiers com experiência nesse acabamento que conseguem fazer um trabalho perfeito. Vejam essa Fender Rory Gallagher signature feita pela Fender:


"Mas então por que então seria uma má idéia tentar dar uma aparência assim a minha guitarra ?!"

Pela seguinte razão: as guitarras antigas vinha com um acabamento de verniz em nitrocelulose. Esse acabamento era bem fino e frágil, com os anos, ia se desgastando naturalmente e a guitarra ficava com aparência vintage. Porém, as guitarras de hoje vêm com um acabamento em P.U. (Poliuretano), que é extremamente resistente. Não existe chance de você pegar uma guitarra assim e fazer ela ficar com a aparência vintage, é praticamente impossível, ficará apenas com uma aparência de um desastre de trem ! É claro que as as fábricas, Luthiers e custom shops quando vão fabricar as suas guitarras com aparência vintage usam o acabamento em nitrocelulose e depois aplicam técnicas profissionais de envelhecimento.

Então, se você quer uma guitarra assim, compre uma pronta ou ache um Luthier capaz de fazer isso. Aqui no Brasil, temos a Guitar Garage, Luthieria do grande guitarrista Sólon Fishbone que produz réplicas vintage extremamente bem feitas, vejam no site dele que trabalho bonito !

Entendido ?! Aqui a gente fala e explica o porque e você, iniciante, é muito bemvindo ! Grande abraço !

6 comentários:

  1. Na verdade voce ate pode relicar uma guitarra de PU, mas tem de fazer um refinish em nitro antes :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ôpa ! É, mas tem que retirar o PU antes ! Já tentou fazer isso ? É extremamente trabalhoso ! abç.

      Excluir
  2. Ótimo post! Eu toco a mais ou menos uns dois anos, e estive pensando em trocar minha guitarra, por uma com ponte Floyd Rose, para tentar alguns daqueles efeitos doidos que os caras tiram com esse tipso de ponte. Gostaria de saber se seria uma boa recomendação a guitarra Strinberg Clg 62. Eu achei um preço bem acessível, mas não encontrei muitos reviews por aí.. Ví um cara com uma Clg 75, que falou que o bloco da ponte ficou torto, devido a muito uso.. Mas como é outro modelo, não tem como tirar muita base.. Se puder me dar uma ajuda, agradeço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, primeiro eu recomendaria vc ler esse post aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2012/09/qual-guitarra-e-mais-adequada-para-mim_30.html

      Se depois disso vc quiser mesmo uma guitarra com FR, recomendaria vc dar uma olhada nas linhas da Cort e da LTD, não compre guitarra barata com FR.

      Excluir
  3. Essas pinturas e acabamentos da guitarra não alteram o som da vibração da madeira?

    Fico pensando em todo esse cuidado escolhendo madeiras do corpo, do braço, da escala, etc, e no final pinta com uma camada plástica tão grossa e resistente...

    Vi que tu postou também até sobre guitarras de alumínio ou coisas assim. Como entra isso?

    Minha dúvida, até onde é importante a madeira, o som, etc?

    Obrigado pelo blog, é muito bem feito, sempre me sinto bastante seguro sobre os pontos que você esclarece e me ajudou muito, mas muito mesmo nesse início, e boa parte dos posts eu sequer estou no nível de poder aproveitar. Muito obrigado mesmo e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, dizem que altera, o que eu duvido muito é que alguém consiga escutar essa diferença

      Excluir