quarta-feira, 3 de abril de 2013

O cinco álbuns mais importantes para quem quer aprender a tocar o BLUES !!!

Olá !

Vamos deixar os equipamentos um pouquinho de lado e conversar sobre música ?! Gostaria de falar sobre os discos que eu acho os mais importantes de se ouvir para aprender a tocar o Blues !!! Então vamos lá !

#5 - The Howlin Wolf London Sessions - Howlin Wolf

O lendário Bluesman esteve em Londres em 1970 e deixou essas maravilhosas gravações, realizadas com o auxílio de Eric Clapton e Bill Wyman e Charlie Watts, dos Rolling Stones, dentre outros, uma verdadeira paulada, onde brilha também o extraordinário guitarrista do Wolf, Hubert Sumlin !

#4 - Born Under A Bad Sign - Albert King



Esse gigante é provavelmente o guitarrista mais imitado de toda a história, vocês escuta caras como Stevie Ray Vaughan simplesmente tocando seus riffs nota por nota, bends arrasadoras, muitas vezes bends compostas (uma bend sai do meio de outra !), simplesmente fantástico !


#3 - E.C Was Here - Eric Clapton


Nem de longe é o disco mais famoso de Clapton mas é uma verdadeira aula de  Blues, gravado ao vivo com a "family band" que acompanhou Clapton nos anos 70, apenas o Blues tocado com sentimento e de uma maneira despretensiosa e agradável, aliás como sempre deveria ser !


#2 - Live at Filmore East - Allman Brothers Band



O lendário concerto gravado no auge da banda em 1970, ainda com o monstro da guitarra Duane Allman na formação, simplesmente espetacular, o duelo das guitarras entre Duane e o grande Dickey Betts é uma coisa que jamais será vista de novo no Rock, talvez esse seja melhor álbum ao vivo gravado de todos os tempos !

#1 -the Progressive Blues Experiment - JohnnyWinter

O melhor disco de guitarra Blues de todos os tempos, com o albino texano no auge da forma em 1969, bem antes de ter sua saúde comprometida pelas drogas, impressionante o nível em que esse maluco tocava nessa época, o álbum inteiro é maravilhoso, ele esgota o assunto tanto no Blues elétrico quanto no acústico tradicional, um show também da melhor slide guitar que esse planeta já ouviu, a faixa It's My Own Fault é  para acordar os mortos, meu Deus !


É isso, abraço a todos !!!






7 comentários:

  1. Já comentei em outro tópico que toco um pouco de violão. O blues sempre me pareceu agradável aos ouvidos, mesmo antes de saber alguma coisa. Agora que tenho uma pequena noção, o gosto cresceu ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Eu curto classic rock e outros rock :) mas é impossível não curtir um bom blues... cara, virei fã do teu blog. Sempre que tiver oportunidade divulgarei ele aos amigos. Valew.

    ResponderExcluir
  3. Albert King dispensa comentários!
    Uma banda que curto pra caramba é o Tedeschi Trucks Band, virei fã logo na 1ª faixa do disco!
    Se não me engano, o guitarrista dessa banda, Derek Trucks, é sobrinho de um integrante do Allman Brothers, não me lembro quem agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Derek é sobrinho do Butch Trucks, baterista da banda e ele mesmo passou a integrar a banda em tempos mais recentes, dividindo as guitarras com o fenômeno Warren Haynes, é um excelente guitarrista, mago do slide guitar !

      Excluir
  4. É esse mesmo, só lembrava o sobrenome do cara (dããã).
    Dá uma olhada aqui, talvez te interesse:

    http://sonoraaurora.blogspot.com.br/2013/02/diggin-deeper-legendary-blues-treasures.html

    Abraço!

    ResponderExcluir