quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Um acessório para fazer música !

Olá !!!

Nós, guitarristas, adoramos comprar coisas caras como instrumentos, pedais e amplificadores para "melhorar o nosso timbre". No final, gastamos MUITO dinheiro com isso e fica a pergunta, até que ponto essas compras nos tornam músicos melhores ou melhor dizendo, até que ponto melhoram a nossa música ?

Pois bem, vou mostrar aqui um pequeno acessório, bem baratinho e que realmente pode melhorar a nossa música, pois abre possibilidades quase infinitas para arranjos e composições. Todos conhecem o acessório conhecido como "braçadeira", "capo" ou "capotraste". É uma espécie de grampo que se prende em alguma casa do braço da guitarra para forçar uma "pestana" naquela casa, geralmente quem usa são cantores para subir ou descer o tom da música para uma tonalidade em que se sintam mais a vontade para cantar.

Nunca senti necessidade de usar isso, até porque (infelizmente) não canto, apenas toco e se precisar mexer no tom da música, sei como fazer sem usar o capo, rsrs !

Mas lançaram um "capo" muito mais evoluído, que permite escolher qual ou quais cordas vão ficar presas e quais vão ficar soltas ! Vejam a foto dele:



O interessante desse capo é que você pode colocá-lo em qualquer posição e tocar na frente ou mesmo atrás dele ! Se você pensar então que pode usar dois ou três ao mesmo tempo, as possibilidade são quase infinitas para pesquisar afinações alternativas, novas progressões, etc.  Enorme utilidade para quem gosta de composições instrumentais no violão ou até para uma banda "indie" que pesquisa novas sonoridades !


O site DX vende por cerca de 12,80 dólares, com o frete incluso !

http://dx.com/p/flanger-fa-20-guitar-flexi-capo-93071

Para quem não entendeu ainda como funciona, vamos ver uns vídeos ?







É isso, abraços !

4 comentários:

  1. Você leu meus pensamentos. Eu estava pensando em comprar um, agora já sei qual vai ser. Parabéns pelo blog e pela postagem. Tudo aqui é realmente muito útil e indispensável pra qualquer guitarrista. Seja ele iniciante ou veterano!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, que violão horroroso é aquele do primeiro vídeo?! Não quero uma porra dessas nem de graça. Esse formato só fica bem em guitarras, como as SG da yamaha.
    Rapaz, uns dois capos desse daria um tempero legal pra qualquer arranjo em violão solo e poderia deixar minhas tarrachas em paz.
    Eu também não preciso usar capotrastes, conhecer o braço do instrumento se torna obrigatório a partir de certo nível, mas esses são uma ferramenta valiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente é assim para facilitar o two hands !

      Excluir