domingo, 24 de novembro de 2013

Uma proposta para as reviews de guitarra !

Olá !

Vamos continuando com o assunto review.

No post de ontem vimos alguns problemas que podem comprometer a credibilidade das reviews de instrumentos, dentre eles o interesse comercial e a falta de experiência de quem faz a avaliação.

Na opinião do Blog, a  melhor solução seria criar um método que permita separar o que é fato das impressões, opiniões e preferências de quem avalia, ainda que estas também sejam importantes.

A nossa proposta é criar um critério de pontuação e julgamento que resulte uma NOTA OBJETIVA para o instrumento, conseguida esta nota aí sim podemos considerar as opiniões e impressões subjetivas.

Difícil ? Sim, mas não impossível. Para chegarmos nessa pontuação, vamos utilizar uma técnica chamada "nota percentual acumulada". Este método é utilizado para pontuar julgamentos técnicos em licitações e outras aplicações. Funciona assim: uma guitarra, no exemplo uma Stratocaster, valeria no máximo 100%. Estes 100% nós vamos dividir, digamos 25% para a construção, 10% para o acabamento, 20% para as madeiras, 25% para a parte elétrica 15% para as ferragens e 10% para os plásticos. Depois, vamos pegar cada item destes e subdividir atribuindo novos percentuais, por exemplo, a parte elétrica seria dividida em captadores, chave de seleção, potenciômetros, capacitor, fiação e blindagem. Estabelecemos mais uma vez os percentuais. Por fim, pegamos estes itens e novamente subdividimos, por exemplo os captadores seriam divididos segundo os tipos mais comuns em:

Cerâmicos Genéricos de baixa qualidade
Cerâmicos Genéricos de boa qualidade
Cerâmicos de marca de 1a Linha
Alnico Genéricos
Alnico de Marca de 1a Linha
Ativos
Noiseless
Captador Custo Shop ou "de boutique"

Estabelecidas os percentuais para cada um, bastaria o usuário marcar qual captador a guitarra possui. A nota final é obtida multiplicando os percentuais da "árvore" de divisões e somando.

Parece complicado, não ? Felizmente existem as planilhas Excel que facilitam essa implementação !

Abaixo, uma foto de parte da nossa planilha de avaliação (clique nela para ampliar):


Bacana, não ? Listar os itens a ser avaliados não é difícil, o problema é estabelecer os percentuais... Aí é que está, jamais encontraremos dois guitarristas que concordem com os percentuais que eu estabeleci, normal isso, rsrs !

Mas o caso é o seguinte, podemos discutir e estou aberto a sugestões para alterar os percentuais, caso argumentos mais fortes do que os meus sejam apresentados e quem não concordar de jeito nenhum poderá baixar a planilha e modificá-la como achar melhor, criando seu próprio critério, ok ?

Nessa metodologia, uma Fender American Standard conseguiu uma nota de 8,9 (89%)

A planilha terá ainda outras abas para registrar os dados da review, as opiniões e impressões e as fotos.

Daqui para frente, todas as reviews do blog serão feitas nessa metodologia, que ainda está sendo aperfeiçoada. Por enquanto criei apenas o modelo que serve para avaliar Strats e Teles, depois crio as outras.

No próximo post, a primeira review nessa metologia,  a da guitarra Tagima Woodstock TG-530.

Por enquanto, quem quiser dar uma olhada na planilha dessa review, clique AQUI


14 comentários:

  1. Pessoal, uma dica, no segundo vídeo na parte esquerda sobre a "guitarra em foco" Parker Fly, o guitarrista toca umas músicas muito bonitas usando a captação piezzo da Parker. Gostei muito da 1a música, bastante fácil para iniciantes, peguei ela vendo o vídeo umas 3 vezes, o link direto do vídeo é https://www.youtube.com/watch?v=yxm3hqw3vIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira vez que vi uma guitarra dessas foi com o vocalista do Chiclete com Banana, acho elas meio feinhas, mas gostaria de experimentar uma algum dia.
      Já tocou numa dessas?

      Excluir
    2. Já toquei sim ! Tenho uma Brian Moore que também tem piezzo. A Parker é uma guitarra bem leve e confortável mas o som não me impressionou.

      Excluir
    3. Captação piezo deixa uma guitarra bem mais versátil, mas só usaria uma dessas se fosse pra fazer um som mais experimental, explorar timbres etc... Seria legal ter no set uma guitarra dessas (ou um "violão" silent da Yamaha), com um PC adequadamente configurado e uma pedaleira top, ia fazer umas paradas meio Kraftwerk, só que mais natural, orgânico. Acredito que captação piezo é melhor pra esse tipo de aplicação que os velhos caps magnéticos.

      Excluir
    4. Acho que a utilidade maior é ao vivo, vc não precisa ficar levando violão para tocar um trechinho acústico. Essas guitarras têm saída dupla, então se vc quiser pode dar saída para 2 amps, um com o som normal e outro com piezzo, fica bem legal.

      Excluir
    5. No palco é realmente de grande ajuda, mas em estúdio acredito que a coisa fica mais subjetiva: tenho dois violões em casa, ambos acústicos; depois que você se apega aquele timbre "de madeira" você nunca se conforma com captação, só microfone e olhe lá. Mas não desprezo captação piezo, acho que ela tem características próprias que permitem usá-la para algo além de simular um violão, não sei se você entendeu meu ponto de vista hehe...

      Excluir
  2. Muito legal o blog, parabéns pelos posts! ... Sou iniciante na música, e gostaria de sugerir que vc fizesse uma análise sobre os jogos que buscam a integração com instrumentos musicais, nesse caso a guitarra (e.g. Rocksmith, Bandfuse, etc.). Um abs. Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Murilo ! Olha, o grande mérito desses jogos foi despertar o interesse pelo instrumento e apresentar um repertório de qualidade para os jovens, o moleque ia jogar e escutava Cream, Allman Brothers, etc e pensava "uaaau, quem são esses caras ??!!"

      Excluir
  3. Ótima iniciativa!!

    Podemos sugerir alguns modelos para reviews?

    Todos os modelos do tópico das 10 guitarras custo benefício. Já seria uma boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é conseguir as guitarras para testar William !

      Excluir
  4. Realmente
    Não pensei nisso.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, o conteúdo do seu blog é muito instrutivo e de riquíssimo conteúdo. Avaliar instrumentos musicais é uma coisa importante e complexa, independente dos critérios utilizados como parâmetro. Apesar disso, achei interessante a sua iniciativa. Pra aproveitar o embalo, convido você a conhecer o meu trabalho em guitarras personalizadas.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante seu trabalho, fazer arte em um corpo de guitarra.

      Excluir