quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Projeto do Blog: Volta, Eldo Pop !



Início da década de 70, o Brasil, sob pesada ditadura militar, era quase um país fechado ao mundo, não era possível importar coisa alguma, viajar ao exterior era coisa para poucos, quem tinha uma calça jeans importada era considerado um sortudo...

Tirando o que se tocava nas rádios, pouco se sabia do que acontecia na cena cultural internacional, ser roqueiro no Brasil nessa época era ser uma espécie de alienígena e se sentir como uma formiga aprisionada em uma geleia fedorenta feita de futebol, carnaval, samba e novelas de tv, pois estes eram os únicos assuntos que pareciam existir !

Pois bem, em um dia como qualquer outro, um adolescente gira o dial FM de uma radiola valvulada (que sonzão tinham !) e acha uma emissora tocando uma música simplesmente maravilhosa, e depois outra, e mais outra... Não tinha comerciais, as vinhetas informavam se tratar de uma "transmissão experimental", entrava no ar na hora em que queria e saia também sem aviso, e, o mais curioso, não dizia o nome das músicas ou das bandas que tocavam, my God !

Após uns meses, a rádio foi ficando mais previsível e se tornou minha melhor amiga, para falar a verdade aquilo ficava ligado o dia inteiro, e por vezes, também à noite inteira!

Quem estava por trás da Eldo Pop ? Não podia ser outro senão ele, o grandiosíssimo Big Boy ! Não tenho como explicar quem foi o Big Boy e sua importância para a cena do Rock e da black music no Brasil, eu precisaria de um Blog dedicado só a esse assunto, infelizmente o Big Boy morreu muito novo mas sua lenda ainda é forte no Rio de Janeiro, quem se interessar pelo assunto recomendo que assista esse ótimo documentário no YouTube:




Tempo passou e as coisas melhoraram para os garotada roqueira no Brasil, bandas de qualidade como O Terço, Vímana, Mutantes e outras ganharam espaço, programas na TV como o "Sábado Som" e o "Rock Concert" e até uma tímida imprensa especializada em Rock comandada por nomes como Ezequiel Neves e Ana Maria Bahiana passaram a existir. 

A Eldo Pop permaneceu por alguns anos, acompanhada por uma legião de fanáticos, até que por fim, também acabou, como tudo que é bom (ou ruim...). Seus órfãos estão até hoje espalhados por aí, se encontrando nas redes sociais para relembrar a sua "querida" Eldo Pop... Algumas tentativas de recriar a radio na internet já foram feitas mas verdade é que a Eldo Pop era parte daquela época que já passou e, infelizmente, não volta mais...

Ocorre que o YouTube nos fornece uma oportunidade de com pouquíssimo esforço recriar um pouco da magia da rádio !

Isso porque, como todos sabem, praticamente tudo está "upado" ali, basta então que selecionemos as músicas que tocavam originalmente na Eldo Pop através de playlists.

Isso é possível porque os velhos fans da radio se uniram e criaram um site (http://eldopop.web44.net/) em sua homenagem, nesse site estão as sequências das músicas originais, além de várias outras informações sobre a rádio. Nesse ponto, devo dizer que o trabalho de "decodificar" o nome das músicas (que como eu já disse, não eram informados) foi um mistério que levou décadas para ser resolvido, até hoje tenho algumas dúvidas !

Muito bem, mas por que seria importante recriar a experiência de ouvir a rádio ? Apenas para o deleite de seus velhos fans ?

Acho que não.

Em primeiro lugar por causa da qualidade e vanguardismo da programação, como diz no site citado acima, a Eldo Pop era "uma rádio que, se voltasse ao ar hoje, tocando as mesmas músicas de 40 anos atrás, ainda estaria 100 anos na frente das outras." !

Depois, a programação original da rádio refletia a cena de vanguarda do Rock da época, em especial o Rock progressivo dos anos 70. O que eu quero dizer é que não era uma rádio que tocava só grandes bandas como Yes ou Genesis,  pois junto com essas, a Eldo Pop tocava centenas de outras bandas que não se tornaram famosas, algumas viraram "cult", outras desapareceram sem vestígios !

Vamos falar a verdade, aquilo era incrível, a Eldo Pop tocava bandas de vanguarda do Rock alemão, grupos da genial cena progressiva italiana, grupos obscuros do leste europeu e até bandas brasileiras. Muitos desses grupos, talvez a maioria sumiu na poeira do tempo... Já ouviu falar em Le Orme, Guru Guru, Delirium, Brand X, Trace, Sparks ?... Prepare-se para conhecer então !

Perceberam ? Assim, quando alguém vem nos mostrar hoje "o som dos anos 70", vamos ouvir apenas as bandas "vencedoras" ! Mas... e as outras, tão boas ou melhores mas que não deram tão certo ?...

Portanto, convido vocês a fazer uma viagem no tempo nas playlists que estou criando no YouTube com as sequências originais da Eldo Pop e até as vinhetas ! Estou sequenciando as músicas em grupos de cerca de 100, a medida em que ficarem prontas vou colocar os links aqui no Blog, por enquanto tenho as seguintes  playlists:

Eldo Pop - Sequência I
Eldo Pop - Sequência II
Eldo Pop - Sequência III
Eldo Pop - Sequência IV
Eldo Pop - Sequência V
Eldo Pop - Sequência VI


É a "preciosa" voltando, a trilha sonora oficial dos verões do "desbunde" no RJ dos anos 70, que tempos, abraços a todos, em especial aos velhos fans da nossa querida Eldo Pop, que por sinal continuam gostando de boa música até hoje, então caras, tínhamos pouco mas éramos jovens, bonitos, cheios de confiança no futuro e tínhamos a nossa Eldo !

Mad

8 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Genial! Estou ouvindo p caramba

    ResponderExcluir
  2. Eu tive um Lp do big boy , aquele com a música do whisky Davis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses Lps dele foram o início dos bailes funk cariocas, nessa época era ao som da soul music !

      Excluir
    2. Vi no doc, que era a música tocada nos bailes da Furacão 2000. Fiquei impressionado com o rumo musical que as coisas tomaram, nunca imaginei. Acho que daria um batia doc somente sobre a migração do som da Furacão 2000 (e outras). Ou seja: de Funky(EUA) até Funk(RJ).

      Excluir
    3. O funk foi apenas um dos resultados desse movimento, vamos pensar que isso moldou a maravilhosa cena da soul music carioca dos anos 70/80 com nomes como Tim Maia, Carlos Dafé, Cassiano, Gerson King Combo, Hildon, Claudio Zolli, Banda Black Rio e tantos outros.

      Excluir
  3. Estou iniciando e estou em dúvida de qual guitarra adquirir, esou cogitando comprar uma stratocaster, por sua versatilidade. O que me deixa receoso é o quanto vai resultar o orçamento, haja vista que vou ter que comprar, além da guitarra, um amplificador, etc. Gostaria de algumas sugestões de stratocaster, mas nada de fugisse muito de R$1500,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa faixa é possível comprar uma guitarra de ótima qualidade, avalie essas: Squier Standard, AXL Badwater, Tagima Classic 635, Yamaha Pacifica 112

      Excluir