quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O que é melhor, braço com escala escura ou escala clara ?

Olá !

Novo ano, que 2017 seja um ano nota 10 (2+0+1+7) para todos nós !

Essa é uma questão que intriga todo iniciante, por que algumas guitarras têm a escala clara e por que outras têm a escala escura ? Qual é a melhor ? Quais são as diferenças entre elas ?

Bem, a primeiro coisa a analisar é o tipo de construção da guitarra, se ela tem braço parafusado (tipo Stratocaster e Telecaster) ou braço colado (tipo Les Paul ou SG). Isso porque em geral, a maior parte das guitarras com braço colado possuem escala em cor escura, portanto, vamos analisar essa questão partindo do pressuposto de que estamos falando de uma guitarra de braço parafusado.


Construção

As guitarras de braço parafusado costumam ter dois tipos de construção para o braço:

1) Braço em peça única: o maple é uma madeira comum no hemisfério norte e é utilizada para fazer braços na maior parte das guitarras. É uma madeira de cor branca, assim quando o braço for inteiramente construído em peça única de Maple terá evidentemente a escala em cor clara. Isso também acontece com braços fabricados com pau marfim, uma madeira brasileira.

Braço em Maple, peça única


2) Braço em duas peças: nesse tipo de construção, a escala (parte da madeira onde estão situados os trastes) é feita em uma peça de madeira à parte, a madeira mais utilizada comumente é o rosewood, madeira de cor escura da família do nosso jacarandá, então, quando vemos um braço com escala escura estamos diante de um braço construído em duas peças, ainda que existam braços construídos inteiramente em rosewood ou outra madeira escura, mas isso é mais raro.

                                   Braço em Maple com escala em Rosewood


Ocorre que de uns anos para cá ficou comum encontrarmos braços com escala clara porém, construídos em duas peças, assim, o braço é de maple e a escala também é maple mas são duas peças coladas e não uma peça só. Isso é mais comum em guitarras asiáticas de baixo custo. Por que fazem isso ? Provavelmente para otimizar os custos de fabricação, fabricam o braço e depois decidem se receberá uma escala clara ou escura, de acordo com os pedidos comerciais.

Alguns pensam que braços fabricados assim são inferiores em termos de timbre aos braços em peça única de maple, não tenho argumentos para validar essa afirmativa mas nunca vi um braço de escala clara em duas peças soar bem, portanto, só compro braço de escala clara se for peça única, mas é uma observação pessoal.

Como é possível saber se o braço tem duas peças de maple ? Olhando a lateral do braço com atenção é possível ver as duas peças de maple coladas...


Diferenças de Timbre

 É um fato reconhecido entre os guitarristas mais experientes que os braços com escala em rosewood e os com escala em maple possuem diferenças de sonoridade, muitas vezes os fabricantes colocam captadores com especificações diferentes para compensar melhor essas diferenças timbrísticas. As escalas claras tendem a soar mais agudas e estaladas, um timbre favorável ao rock'n roll e ao country, etc. Já as escalas escuras "amaciam" o timbre, destacando melhor os médios e os graves. É difícil explicar essa diferença em palavras, até porque é uma diferença pequena, porém perceptível. Eu considero que os braços de escala escura soam mais equilibrados mas isso é extremamente pessoal. O ideal é você experimentar os dois tipos e ver qual agrada mais !


E qual dos dois é melhor ?

Muito bem, já vimos as diferenças dos dois tipos e também sabemos que o melhor timbre é uma questão muito pessoal. Então tanto faz, não ?... Não !

Existem algumas considerações práticas pelas quais eu considero os braços de escala escura melhores, vamos vê-las então.
  • Os braços de escala clara são mais sujeitos ao mofo e ao encardimento, assim os fabricantes colocam uma grossa camada de verniz na escala clara, coisa que não acontece com as escalas escuras, onde a madeira vêm crua. Eu não gosto da pegada do braço envernizado, parece que meus dedos agarram mas isso também é pessoal, tem guitarrista que prefere mas fica o alerta.
  • Infelizmente o verniz aplicado nas escalas claras dificulta o procedimento para nivelamento de trastes, obrigando o Luthier ou o guitarrista a proteger a escala com fita crepe caso queira nivelar os trastes ou mesmo fazer um polimento mais elaborado nos mesmos. Isso não acontece com as escalas escuras.
  • O procedimento para troca de trastes nas escalas claras é bem mais complicado por causa do verniz das escalas claras, é necessário aquecer o traste antes de removê-lo e não raro esse procedimento deixa alguma marca, coisa que não acontece nas escalas escuras.
  • A medida em que a guitarra envelhece, os braços de escala clara vão ficando com um aspecto encardido (há quem goste!), parece, sujos e mofados, isso se dá pelo desgaste do verniz e infiltração de impurezas, vejam:



Conclusão

Então, por tudo que vimos, considerados os fatores de preferência pessoa e ainda, que esse é um blog para iniciantes, o meu conselho para os iniciantes é que quando forem escolher uma Stratocaster ou Telecaster escolham uma com a escala ESCURA ! E tenho dito !

Abç a todos, um grande 2017 para todos nós !

Mad

2 comentários:

  1. Excelente, e concordo com relação à escala escura. Na realidade raras vezes vi uma guitarra com escala clara soar bem. E por outro lado já vi guitarras de escala escura extremamente humildes com um sonzão, quando comparadas às suas similares de maple. Acho que na escala escura e mais fácil de "acertar" um bom timbre do que na escala clara.
    Discordo porém em relação à peça única (escala clara): acredito (opinião pessoal) que não faça diferença. Na realidade nem sabia que existia ainda braço de peça única em maple...
    Mas pergunto: como é colocado o tensor em braços de maple em peça única?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O braço em duas peças de maple é usado em guitarras baratas, não é de se admirar que não soe bem, uma guitarra melhorzinha que eu tive (na verdade tenho, pois apenas desmontei ela) com braço em duas peças é a Cort G260, tem um timbre xoxo e sem vida, de resto, qualquer Fender ou mesmo guitarras menos nobres como Vintage e Squiers Standard têm braços em peça única, o tensor é colocado abrindo um canal e tampando com a skunk stripe, ocorre que alguns braços não a usam, acredito que sejam vazados com uma broca longa, veja: https://www.youtube.com/watch?v=-CUmjJ0UFQc

      Excluir