sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

"Envelopamento" de guitarra com vinil adesivo, funciona ?

Olá !

Alguns me perguntam sobre alterar o revestimento da guitarra com essas folhas de vinis autoadesivo, material que está sendo muito utilizado em carros, mobílias e hobbysmo, é um material relativamente barato, fácil de aplicar e pode ser retirado sem problemas, caso o resultado final não seja satisfatório.

Bem, eu sou muito cauteloso com soluções caseiras para pintura de guitarra, minha experiência é que não fica muito bom, pintura e revestimento de guitarra é coisa complexa, não é à toa que raríssimos profissionais fazem esse serviço com qualidade, o revestimento com PU é um acabamento incrivelmente resistente, a guitarra por vezes cai no chão, bate na porta e tal e você se surpreende por não achar marcas !

Apesar do envelopamento ser resistente não tem comparação com uma pintura profissional, outro problema é que o envelopamento funciona muito bem em superfícies retas, não acredito muito que em um corpo cheio de curvas como uma stratocaster isso fique bom, em todos os casos, existem muitos vídeos no youtube, assistam e tirem suas conclusões...

Em resumo, eu não recomendaria, como é um material barato, você até pode fazer uma experiência, se não der certo é só retirar, mas vamos lembrar que é muito complicado para um iniciante desmontar, remontar e regular a guitarra, coisa trabalhosa até para os experientes.

No entanto, embora eu não recomende para o revestimento do corpo, isso não quer dizer que o material não possa ser usado para coisas menores, como, por exemplo, revestir escudos e plásticos.

Eu usei essa técnica para fazer "matching headstocks" (headstock com cor combinando com a cor da guitarra) em duas stratos e gostei bastante do resultado, ficou muito bonito e se eu tivesse mandado pintar teria ficado caríssimo !

Vejam as fotos:




É isso, abç a todos !

Mad


10 comentários:

  1. Estava pensando em aprimorar as minhas técnicas em Luthieria. Mas eu não entendo nada disso, no máximo que eu consigo fazer é a regulagem básica da minha guitarra. Vale a pena pegar uma stratocaster da Eagle, para tipo restaurar? Mas eu gosto de Les Paul, mas acho que o braço colado vai ser um problema.
    Acho que vai ser uma experiencia legal. A parte da pintura que me preocupa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como vc já sabe regular talvez uma boa sugestão seja estudar a parte elétrica para poder trocar captadores, etc, não recomendaria mexer com pintura.

      Excluir
  2. Duas guitarras lindas, ficou ótimo, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa parada ai, achei massa, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade tem uma guitarra dessa da eagle anunciada, ela é sunburst com esse acabamento igual a sua, mas o dono tá querendo 550 reais. http://ba.olx.com.br/grande-salvador/instrumentos-musicais/guitarra-stratocaster-perfeita-316909189?xtmc=eagle&xtnp=1&xtcr=11

    Por acaso você conhece essa guitarra Cort SP3? https://www.flickr.com/photos/9621261@N06/33513637301/in/photostream/lightbox/

    ResponderExcluir
  5. Mais o que ..que foi eenvelopado ai foi o escudo ao a guitarra?

    ResponderExcluir
  6. ola vcs teria algum numero de what sap

    ResponderExcluir
  7. Olá eu estava pensando em plastificar minha guitarra com papel contact dourado brilhoso, esse papel daria certo ou precisaria de um outro tipo de papel ? Existe algum problema em plastificar ?

    ResponderExcluir