Bem, a boa notícia é que eu não morri e nem o blog acabou, de fato tem muito tempo que eu deixei de postar material original aqui, apenas tenho colocado alguns vídeos bacanas e respondido as perguntas.
Aconteceu o seguinte, resolvi tirar um 'ano sabático' desse foco em equipamentos. Eu trabalho e tenho família para cuidar, meu tempo disponível para a música é pequeno e percebi que eu estava perdendo muito desse tempo com questões ligadas a luthieria e analisando equipamentos novos.
Assim, resolvi dar um tempo nisso e retomar meus estudos de guitarra, voltei a fazer aulas e tive a sorte de poder estudar jazz com o grande guitarrista mineiro Celso Moreira, realmente uma coisa que não devemos parar nunca é de estudar, mesmo se você for uma fera (não é o meu caso, rs), porque a evolução é muito grande e a motivação da gente fica a mil !
Outra coisa interessante é que eu me afastei da guitarra elétrica por enquanto pois acho melhor usar o violão com cordas de nylon para estudar MPB e Jazz, etnão tem praticamente um ano que eu não encosto a mão na guitarra !
Muito bem, mas voltando a pegar em violão depois de tantos anos senti a necessidade de 'abaixar as cordas' para facilitar a execução, de fato é um padrão em violões de nylon o uso de cordas mais altas mas quem está mais acostumado com a guitarra elétrica estranha bastante.
Para abaixar as cordas do meu violão tinha que reduzir a altura do rastilho e resolvi fazer isso eu mesmo. É um coisa meio complicada, porque se você reduzir demais ou no ângulo errado só fazendo um rastilho novo, portanto, é o tipo do trabalho onde o melhor mesmo é enviar o instrumento para um bom luthier ajustar.
Mas resolvi fazer eu mesmo... As cordas agudas estavam em uma altura satisfatória, já as cordas graves precisavam ser abaixadas um pouco, logo teria que fazer uma redução em ângulo. Como fazer isso ? Pensei em marcar com um lápis e depois reduzir usando lixas mas é o tal caso, em violões elétricos o rastilho tem ficar completamente reto e no ângulo correto para encaixar na ranhura do cavalete, será que eu iria conseguir isso apenas lixando no olho ? Complexo...
De repente tive uma ideia. Peguei uma dobradiça de portas e usando dois parafusos com porcas prendi o rastilho no ângulo correto, deixando apenas a porção que deveria ser lixada para fora. Aí ficou fácil de lixar contra uma superfície reta. Pronto ! Ficou tudo certíssimo e o trabalho foi feito rapidamente ! Vejam como eu fiz:
Para falar a verdade não sei se é assim que um luthier profissional faz esse ajustes, talvez eles tenham um método melhor, nunca vi ninguém fazer assim mas eu fiz e funcionou !
É isso, tenhamos todos nós e o nosso Brasil um bom ano depois de tantos absurdos que aconteceram no passado recente e vamos que vamos, no próximo post falarei sobre meus violões.
Abç,
Mad
Olá, gostei da ideia porque é funcional, luthiers usam torno para segurar e assim deixar no nível correto ou mesmo lixadeira de fita e faz no olho mesmo, apenas verifica com paquímetro a medida exata.
ResponderExcluir