sábado, 22 de setembro de 2012

Começando no mundo da guitarra !

Então você resolveu ser um guitarrista, hein ? Lógico, senão não estaria perdendo seu tempo aqui, certo ?! Muita gente quer tocar guitarra hoje em dia, a motivação vai de cada um mas muitos fatores estão influenciando a garotada a aprender a tocar, podemos citar aqui os games tipo "Guitar Hero", as igrejas onde os jovens são estimulados a aprender música e a queda dos preços dos instrumentos musicais, que se tornaram acessíveis para um amplo público.

Mas a maior parte dessa "turminha" vem de uma geração que cresceu com a internet, acostumada a conseguir tudo com um click de um mouse e que gosta e resultados imediatos. Pois bem, vão descobrir logo que tocar guitarra não é tão fácil assim... Não que seja extremamente difícil mas o seu esforço vai depender dos seus objetivos com o instrumento. Se você quer apenas aprender os acordes básicos para se acompanhar cantando suas músicas preferidas ou mesmo tocar uns solinhos mais simples, alguns meses de estudo com um bom professor serão suficientes. Já se você pretende ser um solista de uma banda serão necessários alguns anos de estudo. E se você tem pretensão de ser um músico profissional ou um virtuoso do instrumento, é bem provável que esse estudo dure sua vida inteira.

Outra coisa que você vai descobrir muito em breve é que está entrando em um mundo novo repleto,  diria mesmo "saturado" de um volume imenso de informações a respeito de milhares de marcas, modelos, acessórios e complementos, sendo que cada um desses itens se desdobra em muitos outros detalhes. São tantas informações que tem gente que esquece do principal, tocar a guitarra ! Outra coisa, música é um hobby bem caro... Assim que entramos em loja de instrumentos musicais, nos deparamos com equipamentos das mais diversas faixas de preços. Alguns caríssimos, outros muito baratos e também em várias faixas intermediárias. Aos olhos de um leigo, esses instrumentos parecem quase iguais ! Como fazemos então ? Os vendedores das lojas têm seus próprios interesses, os fóruns da internet estão repletos de informações mas, infelizmente, muitas informações completamente equivocadas e "lendas urbanas" que chegam a ser ridículas, não é à toa que ficamos um tanto confusos quando temos que comprar instrumentos, já que precisaremos de um para o nosso aprendizado. É muito como, diria mesmo quase a regra, cometer uma "burrada" na compra do primeiro instrumento (e também do segundo, do terceiro, do...) !

Esse Blog vai ajudá-lo a entender os principais aspectos para uma decisão de compra dos seus equipamentos. Nesse ponto, pediria que você lesse no menu à esquerda a "Declaração de Princípios do Blog", para compreender qual é a nossa proposta e compromisso ético.
No próximo post, começarei a falar do que você vai precisar em termos de equipamento para começar a aprender a tocar guitarra. Um abraço !

Um comentário:

  1. Que legal , a primeira postagem desse blog é no dia do meu aniversário!!

    ResponderExcluir