sábado, 23 de novembro de 2013

Mas qual é o problema com as reviews de guitarras ?!

Olá, newbies do bem!

O ano está terminando e daqui para a frente, o blog ficará mais focado nas reviews de instrumentos, uma vez que os assuntos básicos já estão bem documentados aqui. Mas vamos iniciar uma discussão sobre os objetivos, qualidades e problemas com as reviews, para que não incorramos nos mesmos erros que temos observado com relação a esse assunto.

Acho que todos sabem o que é uma review, é o registro da opinião de quem comprou um instrumento ou teve a oportunidade de testá-lo, relatando os pontos positivos e negativos, e ainda, talvez, recomendando ou não a sua compra para outros interessados.

Vamos encontrar reviews nas revistas e sites especializados, nos blogs, comunidades e fóruns da internet, e, ainda, as vídeo reviews no YouTube, cada vez mais comuns.

O problema começa quando analisamos a credibilidade dessas reviews.

Quando a review vem de uma revista, site especializado ou mesmo um canal de vídeo com milhares de seguidores, temos que considerar a possibilidade de que exista interesse comercial envolvido. Vejam o caso das revistas, elas perderam muitos leitores por causa da internet, será que possuem independência para apontar pontos negativos sem o receio de perder anunciantes, que já são tão poucos ?

No caso dos fóruns, o problema é outro: não sabemos quem está por trás da review. Quem frequenta diariamente os fóruns e comunidades da internet já conhece os usuários mais antigos e sabe quem tem credibilidade ou não para opinar. Porém, quando se pesquisa uma review pelo google e acha alguma coisa em fóruns, fica a dúvida se  aquela opinião merece ser levada em conta.

Mesmo um guitarrista experiente leva algumas semanas, ou mesmo meses,  para formar uma opinião sólida sobre um instrumento, já que sabe que deve testar a guitarra em diferente situações. No entanto, é uma situação muito comum em fóruns aquela do moleque que compra a sua primeira guitarra e no mesmo dia já posta uma review falando maravilhas do instrumento ! Normal isso, empolgação só faz bem para a alma mas coitado de quem compra uma guitarra igual baseado nessa opinião !

Lembro de um caso de um usuário de um fórum que escrevia muito bem, posts longuíssimos sempre em português impecável e falando sem parar em equipamentos. Pois bem, o tal carinha postou, tretou, causou, recomendou instrumentos, detonou outros, chegou ao ponto criar um tópico para queimar o filme daquele que é considerado um dos maiores Luthiers do Brasil. Até que alguém descobriu que esse carinha era um moleque com 9 anos de idade na época e nem sabia tocar guitarra direito !!! Tudo bem, nada contra a molecada, reconheço o potencial incrível desta geração, eles são o futuro da guitarra mas uma opinião tem que ter um embasamento, coisa que só a experiência traz !

Existem ainda aqueles que eu chamo de "e-Ndorsers", carinhas pagos pelas empresas para se cadastrar nos fóruns ficar falando maravilhas dos equipamentos de um determinado fabricante sem se apresentar como endorsers de fato da empresa! Tem luthieria e handmaker de pedal por aí que são especialistas nisso !...

Tá achando ruim ?!! Isso não é nada, o pior que pode acontecer é você comprar uma guitarra ruim, coisa que até tem o seu lado bom, pois nada nos ensina mais do que uma guitarra péssima, o pior é o que acontece no mercado financeiro, onde milhares de pessoas perdem as economias de uma vida comprando ações de empresas falidas, como Laep, Mundial, Agrenco, OGX e outras por causa das mentiras e potocas que os vigaristas e estelionatários postam nos fóruns de finanças ! Bem vindo ao mundo real !!!

Mas, por outro lado, não podemos ficar esperando que apareçam super especialistas para analisar os instrumentos que nos interessam, isso simplesmente é muito difícil de acontecer. O que precisamos é de um MÉTODO que permita organizar e separar o que é opinião subjetiva do que é fato nas análises de instrumentos. Se conseguirmos isso, até a opinião de um guitarrista inexperiente passa a ter o seu valor e precisamos da opinião de TODOS, já que hoje temos milhares de marcas e modelos no mercado !

Possivelmente amanhã, postarei a continuação do assunto com uma proposta de modelo para as reviews de guitarra que pode resolver este problema !

Até e abraços !





12 comentários:

  1. Opa, tudo bem? Sei que foge um pouco do tópico mas você poderia me indicar guitarra no modelo strato até 900 reais? Estou iniciando na arte e quero comprar uma guitarra com bom CxB. Li os tópicos de como comprar a guitarra e guitarra para inciantes mas ainda fiquei na dúvida. Desde já agradeço. Abrass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ?! nessa faixa de 900 a recomendação seria vc comprar uma Strat da série Squier Standard, dessa série aqui:

      http://www.squier.com.br/padrao/padrao.php?link=lista_linha&linha=C1042

      Abç

      Excluir
    2. Vixi,cara. Squier standard por 900 reais? aonde vc viu? XD

      Excluir
    3. Opa, tudo bem? Cara, aonde vc achou uma squier standard por 900? XD se não qual outra vc indicaria?

      Excluir
    4. http://www.eletrolegal.com.br/ecommerce_site/produto_12804_6100_Squier-Fat-Stratocaster-Rosewood-Candy-Apple-Red-Mega-Promo-

      Excluir
  2. Mas vem cá: as dicas desse moleque de 9 anos eram boas? rs...
    Uma observação que gostaria de fazer: todas as guitarras que experimento, faço questão que seja com som limpo, sem efeitos. Por que diabos 99% dos reviews que estão no youtube são de guitarras com drive, distorção os carai a quatro? Cara, tenho uma birra disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não eram das piores não ! Quanto ao som clean é porque a grande maioria dos guitarristas simplesmente não sabe tocar sem distorção, uma pena né ? Abç

      Excluir
    2. Efeitos mascaram as qualidades da guitarra, se já é dificil você tirar conclusões assistindo um video, imagine com distorção e um cara exibido tocando ¬¬
      Esses dias vi um review de um violão onde o cara, ao invés de simplesmente sentar e tocar alguma coisa, ficou fazendo firulas, dando tapa no tampo do violão feito um cajon... Eu não sou de ficar trolando video nos comentários do youtube, mas naquele dia deu vontade.
      Som clean é a coisa mais maravilhosa do mundo, principalmente nas telecaster (minha opinião) não entendo o preconceito... Talvez seja como você sugeriu acima: um som limpo exige que o guitarrista seja mais expressivo; efeitos são apenas um complemento, um tempero a mais...
      Me lembrei agora da primeira vez que botei as mãos numa ibanez japonesa com floyd rose e tudo, estava tão acostumado a ouvir esse tipo de guitarra com distorção que não acreditei que aquilo tivesse um som clean tão maravilhoso, foi uma experiencia reveladora, e fiquei fã dos Dimarzio.

      Excluir
    3. Concordo plenamente meu amigo, assino 100% embaixo do seu post !!

      Excluir
  3. Olha esse problema não ocorre só nas guitarras, acontece com tudo o que se possa fazer um review na web. Outro dia a Samsung foi multada justamente por esta prática.
    Por em falar em fóruns, o CifraClub está horrível. Não serve de nada. Paree uma piazada adolescente querendo competir para quem tem mais equipamento.
    Por isso, mais uma vez te dou os parabéns por esta iniciativa de ajudar nos primeiros passos de quem quer tocar uns acordes numa guita. E se der, faz um review (kkkkkk) da GBS Pro aí......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. os fóruns andam meio devagar pela concorrência do Facebook mas também são fontes de boa informação, tem é que saber analisar o que se lê. GBS Pro eu já vi algumas e não achei muito legais não mas isso tem bastante tempo, não sei como andam agora !

      Excluir
    2. Pois é, eu também vi, só que depois que eu comprei...kkkk (bem besta eu né). Sinceramente não achei tão ruim assim, mas como eu sou bem noob ainda posso estar enganado.
      É lógico, que para uma guita de R$350,00, não dá para esperar muito. Precisa só de uma boa regulada e nivelar alguns trastes.

      Excluir