domingo, 3 de agosto de 2014

Qual afinador comprar ? Usando o Smartphone como afinador de guitarra !

Olá, futuras lendas da guitarra !

Quando não existiam os afinadores eletrônicos, uma das coisas mais complicadas para um iniciante era afinar o seu instrumento. Felizmente, esses tempos ficaram para trás, nem vale a pena ficar relembrando como se fazia ! Hoje, temos afinadores sendo vendidos em todas faixas de preços, a grande maioria funciona muito bem,dentro da sua proposta. Mas... Qual comprar ?!

Para simplificar nossa análise vamos dividir os afinadores em duas categorias, os afinadores profissionais, que são utilizados para afinar a guitarra no palco e em regulagens do instrumento e os afinadores "de estudo", vamos chamar assim aqueles que são utilizados apenas para afinar o instrumento em casa ou, talvez, em algum ensaio.

Claro que se você já tiver uma pedaleira não precisa se preocupar com afinadores, ela já deve ter um afinador incluso que poderá ser utilizado tanto em casa como em shows.

Muito bem, vamos deixar para falar dos afinadores profissionais em uma outra hora e vamos abordar aqui os afinadores de estudo. Nessa categoria, encontramos os seguintes produtos:

  • Programas de computador para afinar instrumentos;
  • Afinadores tipo "box"
  • Afinadores tipo "clip" que se prendem  ao headstock da guitarra;
  • Afinadores que já vêm embutidos na própria guitarra;
  • Programas de Smartphones.

Afinador Tipo "Box"

Os afinadores eletronicos precisam captar o som da nota para avaliá-lo. Essa captação pode ser feita de 3 maneiras: 1) pelo sinal elétrico, através de um cabo; 2) Pelo som natural da corda vibrando; 3) pela captação da vibração do corpo e do braço do instrumento, que vibram junto com a corda.

Em geral, os afinadores conseguem operar captando o som através de mais de uma das maneiras citadas acima. A razão disso é oferecer um produto que sirva tanto para afinar as guitarras mas também os violões. Assim, um produto que só pudesse funcionar com um cabo elétrico não serviria para afinar violões.

Os afinadores tipo "clip" costumam funcionar captando a vibração do braço, por isso funcionam tanto na guitarra quanto no violão. 

Afinador Tipo "Clip"

Os afinadores tipo "clip" são os mais encontrados na atualidade, são práticos, muito baratos e costumam funcionar bem. O problema com esse tipo de afinador é que  não funciona muito bem quando existe barulho de outros instrumentos, o que dificulta o seu uso no palco, por exemplo, se você estiver em um ensaio e precisar afinar, pode ser que você tenha que pedir aos seus colegas de banda que façam um pouco de silêncio para que você afine a guitarra, isso aí em um show é meio complicado !.. O que não quer dizer que não possam ser usados para esse fim, vejo muitos músicos profissionais usando esse tipo de afinador em shows, apenas acho que não são o ideal para essa finalidade.

O afinador de clip que eu uso e considero o melhor é esse modelo da planet waves:

Afinador Planet Waves 
A vantagem desse modelo é que fica discretamente posicionado atrás do headstock, também capta as notas com maior precisão, por isso mesmo é um pouco mais caro.

Os afinadores tipo "box" funcionam também através de cabo, nesse caso não precisam de silêncio para afinar, o que vai complicar usá-lo em um show é o fato de que não tem como integrá-los na cadeia do sinal guitarra->pedais->amplificador, aliás até tem, precisaria de uma A-B box, mas aí é melhor comprar um pedal afinador logo de uma vez !

Os programas de computador para afinar guitarra também funcionam bem mas aí você precisa de um desktop ou um notebook. Eles funcionam com um cabo ligando a guitarra na placa de som do computador, então você vai precisar de um adaptador de plugues também.  Aqui um link para baixar um destes programas.



Smatphone como afinador de guitarra !


Por fim, se você tiver um smartphone (e quem não tem ?!), seus problemas estão resolvidos, não vai precisar comprar nada ! Estes programinhas  captam diretamente o som das cordas, e funcionam muitíssimo bem, mesmo para guitarras elétricas (claro que precisam de silêncio para afinar).

A bem da verdade, funcionam melhor do que os afinadores tipo "clip".

Por quê ? Porque tiram vantagem do imenso poder dos processadores dos smartphones ! São tão precisos que eu desconfio que seja até possível utilizá-los em regulagens como o ajuste de oitavas, mas confesso que nunca tentei, até mesmo porque tenho afinador de precisão para isso.

Aqui vai um link de um afinador para android que eu uso (Tuner - gStrings Free) que é excelente, para quem tem iPhone existem outras opções tão boas ou melhores do que este:


Tuner - gStrings Free

Para mostrar que esses programas de smartphone funcionam bem, gravei um vídeo afinando uma guitarra simultaneamente com o programa acima e com um afinador profissional Boss TU-15, notem como os dois convergem, apontando, aproximadamente, para a mesma afinação da nota (a guitarra tinha sido pré-afinada anteriormente usando o smartphone):


 Por fim, algumas dicas gerais no uso de afinadores de guitarra:
  • Quando estiver afinando uma corda, silencie todas as outras;
  • Quando estiver afinando, toque com os dedos, nesse caso funcionam melhor do que a palheta;
  • Experimente várias posições no headstock para os afinadores tipo "clip" para descobrir onde funcionam melhor.
É isso, abraços a todos !

* * * Edit 06/08/2014 * * * Pessoal, comprei esse outro afinador aqui para testar, fica atrás do headstock, assim como o da planet waves, não é tão discreto e pequeno como esse mas é muito preciso, gostei:

http://www.stringsandbeyond.com/sns1sonofsng.html

11 comentários:

  1. Cara, você sempre ajudando a galera, obrigado!!
    Eu uso, já a algum tempo, no meu smartphone o Datuner (lite), que é a versão gratuita do app. Funciona direitinho e é bem fácil de usar. É só entrar na lojinha do google e procurar e baixar a versão gratuita.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica do Smartphone (admito que não tinha me dado conta dessa possibilidade). Poderias ter comentado um pouco mais sobre os afinadores de pedal (inclusive os do tipo polytune). Os que possuem melhor relação custo x benefício (por exemplo, Korg Pitchblack, NMHO) e se vale realmente a pena comprar afinadores do tipo polytune. Acredito que vai contribuir bastante com o objetivo do post (principalmente para quem tá na dúvida de qual comprar). Fica a sugestão para um adendo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ôpa, na segunda parte desse artigo eu vou falar sobre pedais afinadores !

      Excluir
  3. Tenho um Korg modelo GA-1, específico para violão/guitarra e baixo. Realmente muito bom, não levo nem três minutos pra afinar e quando faço um acorde qualquer não noto nenhum "batimento" entre as cordas emitindo a mesma nota.
    "...se você tiver um smartphone (e quem não tem ?!)"
    Eu não tenho smartphone rs... Tenho um celular que adquiri em 2008, ainda funciona muito bem, não vejo necessidade de adquirir outro tão cedo.
    Uma coisa que gostaria que você comentasse é sobre a afinação e o uso do capo. Me disseram que o capo é bom para identificar oitavas desreguladas e trastes mal posicionados, já que ele pode fazer o instrumento mentir em algumas casas. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca pensei na questão do capo mas a afinação do braço da guitarra está longe de ser perfeita, dê uma pesquisada sobre o sistema buzz feiten para saber mais sobre essa questão, realmente não conheço essa aplicação para o capo, vou pesquisar, se descobrir algo posto aqui !

      Excluir
    2. Então, já vi acontecer o seguinte: certa vez emprestei meu capo (planet waves, daqueles sem mola, que ajusta girando um botão) pra um amigo. No meu violão funciona bem, mas no dele desafina. Partindo do fato de que violões não tem sadles e que o capo foi colocado adequadamente, deduzi que poderia ser alguma imprecisão nos trastes, braço empenado, ou ponte mal posicionada.

      Excluir
    3. Nesse caso tá fácil explicar, já que violão não tem ajuste individual de oitavas. Uma coisa que tem que olhar também nesse violão é se a nut está com o ajuste de altura razoável, senão, a própria pressão para baixo feita pelo capo pode gerar desafinação. Mas como falei antes, a afinação do braço não é perfeita, quem toca jazz usando som clean e acordes mais elaborados nota isso, principalmente tocando acordes na parte mais alta do braço, como hoje em dia quase todo mundo é metaleiro e só toca power chords com distorção isso passa desapercebido, fazer o que, hehe !..

      Excluir
    4. O negócio é usar instrumentos fretless mesmo rs...

      Excluir
  4. No IPhone, recomendo o ClearTune. Gratuito, simples e super preciso.

    ResponderExcluir