segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O que está acontecendo com os fóruns de guitarra ?!

Olá !

Até há poucos anos atrás tínhamos vários fóruns de guitarristas, comunidades ativas e populosas, onde os músicos iam para trocar informações, pesquisar equipamentos, participar de jams ou simplesmente jogar conversa fora.

Um a um estes fóruns foram morrendo, os que sobraram têm um número ínfimo de acessos, até ele, "o maior fórum da internet", onde era comum ver mais de 200 usuários logados com novos posts a cada segundo está quase que parado, ficando por vezes quase que um dia inteiro sem um novo post, subsiste apenas pela presença de meia dúzia de bons usuários...

O que está acontecendo com os fóruns de guitarra ?

Nada.

Apenas não aguentaram a concorrência do Facebook e outras mídias. Antes, existia uma imensa carência de informações técnicas e os fóruns foram os canais que concentravam essa demanda por informações, ainda que seu acervo de informações fosse desorganizado e comprometido por informações errôneas e de baixa qualidade.

Acontece que temos hoje um excesso de informações. Quem quiser ver a review de um instrumento basta pesquisar no youtube e provavelmente encontrará dezenas de vídeos a respeito. Existem ainda as redes sociais, revistas, os blogs e os sites internacionais.

Apesar de toda essa evolução, considero que ainda exista uma certa carência de informações de qualidade, tem muita gente hoje que é patrocinada ou recebe dinheiro dos fabricantes e lojistas para "elogiar" determinados instrumentos, mas isso é outra estória...

Mas a verdade é que os fóruns não souberam acompanhar a evolução da internet, não investiram em aperfeiçoar suas interfaces, em melhorar a qualidade da moderação (quem gosta de ser moderado ou banido injustamente ?...), em organizar melhor seu acervo de informações e, principalmente, em reconhecer que a maior parte da qualidade do seu conteúdo era gerado por poucos usuários que participavam sem nenhum reconhecimento.

Assim fica difícil, não ?

RIP Fóruns !


4 comentários:

  1. olá, tudo bem?
    acompanho o blog, e percebi que anda meio parado ultimamente.
    aproveitando esse último post, percebi que ninguém fez nenhum comentário a respeito...então resolvi retomar um assunto de outro post, onde você descreve o upgrade numa guitarra eagle.
    também tenho uma dessa, e concordo com suas opiniões a respeito do instrumento. de fato, é muito bom, eu tinha uma Epiphone e comprei essa guitarra porque estava muito barata, e acabei gostando muito mais dela, no fim acabei até vendendo a epiphone.
    Pelas fotos que você postou, a minha é um pouco mais antiga (eu comprei bem usada em 2000), a sua parece ser mais nova. Tirei toda a tinta porque não gostava da cor, e assim descobri que o corpo é em três pedaços, a madeira é clara, como não conheço bem, acredito que deva ser basswood.A minha tinha um adesivo colado no verso do headstock escrito made in china. Desde que comprei, nunca precisei fazer nenhum ajuste nos trastes ( mas já está chegando a hora de trocar porque estão ficando gastos), a unica coisa que fiz foi trocar os captadores por um jogo de alnico condor, daqueles mais baratos, e troquei o escudo porque o original era muito vagabundo, de uma camada em um material muito feio. As tarrachas seguram legal, e a ponte como eu travei não dá problema. Quando você comenta o resultado, é bem a mesma opinião que eu tive, assim como os elogios de quem ouve o som dela.
    Espero que o blog volte em breve, suas informações são sempre muito bem pautadas, é um canal muito bom pra gente se manter informado, assim como comparar nossas experiências com que é bem intencionado.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Cesar, o blog está meio parado por causa mesmo de férias, etc, mas estou respondendo a todas as perguntas, abç!

      Excluir
  2. Concordo plenamente, e também sinto falta dos fóruns. Apesar da grande quantidade de informações errôneas, acredito que, muita gente se identificava com as perguntas,notícias,lições, e etc presentes nos mesmos. Era uma maneira simples e fácil de debater questões com um grande número de músicos de todos os níveis, absorver experiências dos mais variados tipos e aprender mais sobre determinado assunto. Espero que aos poucos, essas comunidades voltem e aproximem a nossa classe de músicos que anda tão separada. Excelente Blog, Parabéns.

    ResponderExcluir