quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Stratocaster HH, a saga !

Olá !

Muito bem, vamos trabalhar um pouquinho ?!

Sei que estou devendo a conclusão do artigo sobre a influência das madeiras no timbre mas finalizei há poucos dias um upgrade que ajudou a firmar algumas opiniões sobre o tema, portanto, vou postar sobre esse upgrade antes de finalizar o artigo sobre madeiras, ok ?

Então, sempre tive muita curiosidade e vontade de ter uma stratocaster com a configuração HH (dois humbuckers) ao invés de SSS (3 singles). A razão disso não é bem ter uma stratocaster para tocar "sons mais pesados", em primeiro lugar porque não toco esse tipo de música, segundo que bastaria ter uma SSH e usar o humbucker da ponte, para sons mais pesados é uma solução mais simples e eficaz.

A questão é que toco muita Mpb e jazz e gosto do som mais encorpado de um humbucker no braço então uma stratocaster com dois humbuckers sempre me pareceu uma boa ideia.

A vontade de ter uma aumentou quando tive oportunidade de tocar em uma Fender Big Apple, uma stratocaster americana que apesar de sensacional, deixou de ser fabricada.

Fender Big Apple

Olha, vou dizer uma coisa, a Fender fez um grade trabalho com esse projeto da Big Apple. Primeiramente, escolheu cuidadosamente os humbuckers que seriam adequados para uma stratocaster nessa configuração, depois, montou um esquema de chaveamento que permitia conseguir tanto os sons dos humbuckers quanto os timbres dos singles, chegando assim em um instrumento que oferecia sons mais encorpados e timbres tradicionais em uma única strato.

Como isso foi feito ? Os humbuckers escolhidos foram o Seymour Duncan 59 para o braço e o Pearly Gates Plus para a o ponte, esse último resultado de uma parceria entre a Fender e a Duncan, chegando naquilo que deveria ser o humbucker ideal para a ponte de uma stratocaster, até o espaçamento dos pólos era ajustado para essa aplicação. Maiores detalhes sobre esses captadores podem ser encontrados na internet.

Já o chaveamento dos captadores também foi muito bem bolado, usando uma "superswitch", que é uma chave especial com 4 pólos e 5 posições (a chave padrão tem 1 pólo e 5 posições).

Vejam:



Notem que com a chave na posição 4, as bobinas internas (a de baixo do HB do braço e a de cima do HB da ponte) são combinadas em paralelo para obter um som parecido com a stratocaster padrão com a chave na posição 1. Já com a chave na posição 2, o HB do braço é splitado, ficando a bobina de cima para atuar como um single.

Devo dizer que nunca gostei muito do som de humbuckers splitados mas essa guitarra soava extraordinariamente bem, acredito que muitos strateiros tradicionalistas iriam concordar comigo se tocassem em uma...

Big Apple, tentativa #1: montagem em uma Fender American Standard

Muito bem, empolgado por essa ideia, comprei os dois humbumckers (eram tempos de dólar barato...), um escudo HH e instalei na minha Fender American Standard, afinal, uma Big Apple nada mais é do que uma American Standard com um escudo diferente !

Infelizmente não consegui a superswitch na época e o escudo (comprado na GFS) não era padrão, só permitia dois potenciômetros, então projeto ficou meio capenga, pois só conseguia o som de humbuckers. Mesmo assim gostei, porém, logo enjoei daquela configuração e voltei a Fender para a configuração SSS e assim ela está até hoje.

Por sorte, tem um pequeno vídeo que eu gravei dela com o escudo HH na época, infelizmente a qualidade da gravação não é das melhores, sou ruim com essa coisa de gravação mas dá para ter uma ideia de como o timbre da guitarra ficou:



Como vocês podem conferir no vídeo, ficou um timbre bem legal para jazz mas a verdade é que eu não empolguei muito com o resultado e esqueci esse assunto por anos...

Big Apple, tentativa #2: montagem em uma Eagle antiga

Mas... O fato é que eu fiquei com os dois captadores, ou melhor, com o um, porque o SD 59 foi roubado por um Luthier (ou ladrão) que atua na região do triângulo mineiro chamado Gustavo, cuidado com esse cara, roubou uma Yamaha minha e várias peças...

Resolvi então fazer uma segunda tentativa com esse projeto. Comprei um captador Malagoli Classic 59, que é quase um clone do SD 59 e resolvi montar usando uma Eagle antiga, daquelas que ainda possuem o headdstock no formato da Fender, Eu já tinha feito um upgrade em uma (clique aqui para ler) e fiquei impressionado com qualidade do braço da guitarra e o resultado final. Durante um tempo fiquei fuçando o Mercado Livre até achar uma usada (por R$ 250 !) exatamente igual a anterior, só que de cor azul !

Encomendei ainda um escudo HH da Eyguitar, esse sim um escudo de alta qualidade idêntico aos das Big Apples originais.

Com as peças em mãos, apenas blindei a guitarra com tinta condutiva, montei a parte elétrica e regulei. Vejam como ficou linda !

Eagle "Big "Apple" !
Antes de prosseguirmos, vale a pena falar um pouco dessa guitarra, assim como a verde do post citado anteriormente, o braço é extremamente confortável e a guitarra tem um bom acabamento, curiosamente o corpo parece ser em alder, ao contrário da anterior, que era provavelmente basswood, com um peso bem próximo da minha Am Standard. A guitarra soava bem até com os captadores originais, Coloquei nela ainda uma ponte com big block da Eyguitar, baratíssima e de ótima qualidade (essa aqui) e saddles de aço da GFS.


Problemas

Infelizmente aconteceu uma tragédia quando eu montei essa guitarra, embora a Eagle possua o chamado "piscinão", que é a cavidade dos captadores escavada completamente para permitir o uso de qualquer configuração (há quem não goste mas até minha Fender é assim !), as cavidades são recortadas o mínimo possível e a cavidade que acomoda a switch é muit estreita, assim, quando fui encaixar o escudo, acabei forçando um pouco e superswitch acabou quebrando...

Por sorte, eu tinha uma megaswitch Schaller (dessas aqui) e consegui adaptar ela (não sem antes quebrar muito a cabeça !) para funcionar exatamente como a superswitch !

Tem um detalhe muito interessante nesse wiring, os pólos magnéticos das bobinas dos captadores precisam estar com a polaridade alternadas para que haja cancelamento de ruído na posição 4 da superswitch, exatamente como acontece nas strats SSS, vejam bem, isso não é padrão nos captadores, então ou vc monta um dos captadores invertidos (como eu fiz com o HB do braço na foto acima, notem como os pólos com fenda estão na bobina de baixo e não na de cima) ou desmonta o captador e inverte o magneto (não é muito difícil, existem vídeos no y2b ensinando). Acabei depois invertendo o magneto e voltando o captador para a posição correta. Futuramente podemos discutir essa questão de polaridade e wiring dos humbuckers.


Testes


Gostei demais do som splitado dos humbuckers, mas muito mesmo ! Às vezes ligo a guitarra só pelo prazer de escutar o som dela !

Uma lição importantíssima que eu aprendi é que para uma strat HH ter uma dinâmica e timbre que satisfaçam os strateiros da velha guarda como eu, os humbuckers devem estar bem baixos, mais baixos do que seria recomendável, mas foi só assim que eu consegui fazer essa strat HH soar de modo que todas as posições da chavem me agradassem, lembre-se disso, abaixem os captadores !

Porém... Mesmo com os captadores baixos, ainda não estava totalmente satisfeito com o captador do braço funcionando como humbucker, sei lá, sentia uma certa dimensão de graves que me incomodava. 

Resolvi então colocar uma mod que não faz parte do projeto original da Big Apple, um controle de tonalidade duplo que permite filtar também os graves, tinha visto isso há muito tempo no site do Joe Gore e resolvi tentar:


Bingo ! Aí sim consegui o som que queria da guitarra, ficou 100% !!!


Conclusão

Tendo tocado com esse instrumento em vários ensaios, posso garantir que esse projeto resulta em uma stratocaster que não é apenas uma curiosidade, é um instrumento com uma gama enorme de timbres que vai agradar tanto os strateiros tradicionais quanto os que gostam de um som mais pesado. O Pearly Gates Plus é um captador fantástico, infelizmente caro demais e raro de achar mas creio que se pode pesquisar substitutos.

Pensei que se o projeto com a Eagle ficasse legal que compraria uma Big Apple de verdade (usada, pois não são mais fabricadas, existem as Blacktop mas que possuem outra proposta) ou então que instalaria esse escudo em uma outra Fender mas... para quê ?!... Uma Big Apple deve estar custando (usada) uns 7 mil e a Eagle soa tão bem quanto as guitarras caras, é linda e tem um braço que eu gosto, então, seja benvinda a família, Eagle Big Apple !


É isso, ufa, abç a todos !

Mad

* * * Atualização - 03/09/2016 * * * 

Gravei um pedaço do ensaio da minha banda em que toquei com essa Eagle, o som foi gravado direto com um Windows Phone Lumia 640XL mas a qualidade ficou boa, dá para avaliar o timbre da guitarra, foi usado o captador do braço splitado para soar como single:


12 comentários:

  1. A guitarra é muito bonita. Já a utilizou em algum show para ver o seu desempenho? Imagino que o som esteja ótimo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao vivo ainda não mas em vários ensaios, inclusive daqui a pouco vou ensaiar com ela

      Excluir
  2. Boa tarde Mad, tudo bem?
    Gostaria de sua opinião sobre a guitarra do link que enviei. Me pareceu em bom estado. Achei que esta barato, mas gostaria da sua opinião. Obrigado.http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783435415-squeir-stratocaster-standard-indonesia-2-pivos-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi nada de errado nas fotos, os trastes parecem um pouco gastos e com o topo chato, em geral os Luthiers têm uma lima especial que arredonda o topo nesses casos, eu pediria um desconto para fechar pelo menos em uns 750

      Excluir
    2. Quer uma barbada ? Mesma qualidade de uma Fender americana, eu tenho uma: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792842429-guitarra-yamaha-pacifica-712-amp-meteoro-case-_JM

      Excluir
    3. foto da minha: https://www.flickr.com/photos/69080724@N06/28945462214/in/photostream/

      Excluir
    4. Opa obrigado. De fato a Yamaha ta bem em conta, mas eu moro em SP e o vendedor no Rio e ele disse que não envia para outro estado. Pena. Vou tentar um desconto na squire. Obrigado de novo Mad. Sua ajuda tem sido de grande ajuda. Um abraço.

      Excluir
  3. Caso não tenha com HB.. Posso trocar por uma mini HB de qual modelo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do som que vc quer tirar... A Malagoli tem uma linha bem completa: http://www.captadores.com.br/loja/catalogo-34302-228-2_mini_humbuckers_e_littles

      Excluir
  4. Obrigado senhor mad ! Pela informação.. Um grande abraço o/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Senhor, Mad. Você poderia postar uma foto da parte traseira dela? Obrigado! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ? https://www.flickr.com/photos/69080724@N06/31685691875

      Excluir