domingo, 23 de setembro de 2012

Além da guitarra, o que mais eu preciso para começar ?

Para começar a tocar guitarra, o mais importante - de longe - é ter muita vontade de aprender e o "equipamento" mais importante é o guitarrista, ou seja você !

Agora, os equipamentos que você vai precisar dependem da forma escolhida para seu aprendizado. Se você se matriculou em uma escola de música o mais provável é que essa escola tenha instrumentos disponíveis para uso durante as aulas, então você não precisa se preocupar em levar uma guitarra para     fazer aulas. Mas se você for ter aulas com um professor de guitarra e violão que vai na sua casa ou mesmo se resolver aprender sozinho (não recomendo essa opção para todos, mais tarde falarei sobre isso), vai precisar de alguns equipamentos. Nesse ponto, vamos discutir uma dúvida muito comum entre os iniciantes:


Onde começar, violão ou guitarra ? 


  • Posso começar a aprender no violão e depois passar para a guitarra ?
  • No violão é mais fácil de aprender ?
  • Tenho que aprender violão e só depois passar para a guitarra ?
  • Só tenho um violão e não tenho dinheiro para comprar a guitarra agora. Como faço ?
Na verdade, o violão e guitarra são o mesmo instrumento ! A guitarra nada mais e do que o violão elétrico e o violão é a guitarra acústica ! Em inglês, a palavra "guitar" é usada tanto para o violão quanto para a guitarra, sendo comum designar a guitarra como "eletric guitar" e o violão como "acoustic guitar".

A origem da guitarra elétrica está relacionada com a necessidade dos guitarristas que tocavam em bandas de jazz nos anos 30 de se fazer ouvir, já que o som natural dos violões era muito baixo quando comparado com os trompetes e outros metais das bandas.

No entanto, a concepção de como tocar a guitarra e o violão são um pouco diferentes. O violão de cordas de aço é tocado geralmente de forma mais próxima à da guitarra, usando a palheta, Já o violão de cordas de nylon costuma ser tocados com os dedos. O formato do braço dos violões costuma ser mais grosso do que o da guitarra, resultando em uma "pegada" diferente.

Para responder às questões acima, as minhas dicas são as seguintes:
  • Se sua vontade é de realmente tocar guitarra elétrica, fazer solos, etc, recomendo que você comece o aprendizado na própria guitarra, caso possa comprar uma. Algumas técnicas de guitarra como "bends" e ligados (vamos explicar isso mais tarde !) são mais fáceis de ser executadas na guitarra, pelo formato do braço e pela "compressão" do som proporcionada pelo amplificador.
  • Por ser mais fino, considero o braço da guitarra é mais confortável para os iniciantes.
  • Mas tudo que você aprender no violão poder ser usado na guitarra e vice e versa !
  • E se não puder comprar a guitarra agora, comece com um violão (coisa mais fácil do mundo é arrumar um violão doado ou emprestado), isso não vai atrapalhar o seu desenvolvimento como guitarrista em nada !
Dito isso, vamos voltar ao tema do post. Mesmo que a sua escola de música tenha instrumentos paras as aulas, é importante você praticar em casa, então se puder, compre seus equipamentos.

Acessórios para começar a tocar guitarra


Para a fase de aprendizado, você vai precisar dos seguintes equipamentos:
  • Uma guitarra
  • Um afinador eletrônico
  • Um amplificador
  • Um cabo para ligar a guitarra no amplificador
  • Uma correia de guitarra
  • Palhetas
É recomendável, embora não obrigatório, que você adquira ainda:
  • Um pedestal para guitarras
  • Um case ou um bag para guardar sua guitarra
  • Cordas sobressalentes
Por enquanto é só. Pedais, efeitos e pedaleiras são coisas que não são obrigatórias para quem está aprendendo, se você escolher bem o amplificador (e vamos, mais na frente, ensinar isso !), ele terá recursos de efeitos que suprirão a falta de pedais ou pedaleiras.

Existe ainda uma outra opção para quem não puder comprar um amplificador que é ligar a guitarra diretamente em um computador ou notebook e usar programas simuladores de amplificadores e efeitos como o Guitar Rig ou Amplitube, mas acho bem melhor começar com um amplificador de verdade, para ir aprendendo a regular e timbrar o equipamento.

Em breve, vamos falar de cada um desses itens. No próximo post, vou falar sobre como escolher o modelo de guitarra mais adequado para você, até la e abraços !


44 comentários:

  1. agora que já aprendi como escolher a minha guitarra (embora ainda esteja com muito medo de ir comprar sem ter noção de marcas, já que há boatos que os vendedores são espertos e eu não saberia testar o som e dizer o que é bom e o que é ruim), está faltando o post sobre os amplificadores... (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julie qual é o seu estilo musical, dependendo do seu estilo musical tem varias guitarras que podem te agradar.

      Excluir
    2. Oi desculpe,vi o comentário dela,e estou com o mesmo problema,não sei qual guitarra comprar,pensei numa Guitarra Fender Squier Strato (California),gostei do formato dela,e vi uma moça tocando e curti o som..
      Eu curto o estilo de música do Nirvana,guns n roses,foo fighters,hed hot.... etc.. qual modelo de guitarra vc me indicaria. ah eu curto muito o som das less pool,mas amo o modelo das stratocaster.. um dilema rsrs

      Excluir
    3. Oi Heloisa, tudo bem ? A Squier California é uma guitarra adequada para iniciantes e para tocar essas bandas que vc citou, o único problema dela é que existem outras com melhor custo/benefício mas se vc curtiu o som e o visual da guitarra, acho que ficará satisfeita com a compra. Adicionalmente, leia esse post aqui:
      http://inicianteguitarra.blogspot.com/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html
      abç !

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Julie, no próximo post vou apresentar 10 marcas e modelos de guitarras adequados para principiantes ! E vou falar muito sobre amplificadores e pedais ainda, é só uma questão de tempo, abç !

    ResponderExcluir
  3. Pode aguardar ! Esse fim de semana sai o post !

    ResponderExcluir
  4. Qual estilo musical deveria adotar na sua opinião? tem guitarras especificas para cada estilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, estilo musical depende do seu gosto não é mesmo, q gente quer aprender para poder tocar as músicas que gosta, não conheço ninguém que quer ser músico para tocar o que não gosta ! Não existem guitarras específicas para cada estilo, apenas recomendo que quem quer tocar aquele rock extremamente pesado procure guitarras com captadores tipo "humbucker", como a Les Paul e a SG, já que elas têm um desempenho melhor nesse estilo.

      Excluir
  5. Obrigado vc me ajudou muito um abraços e que vc ou vcs continue a fazer gradez favor como esse xauuu

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estou pensando em comprar uma guitarra mas não sei qual escolher e mesmo lendo varios posts aqui eu ainda sei qual devo comprar. Meu estilo é bem pesado, como death metal por exemplo... Quais você me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso, eu recomendaria uma guitarra com dois captadores humbuckers e braço colado, pode ser uma Les Paul, uma SG ou até uma Flying V ou assemelhada, caso vc queira um visual mais agressivo. Sugiro vc dar uma olhada nos modelos da Dean, no Mercado Livre tem muitas à venda.

      Excluir
  7. se eu usar um cabo P10/P2 para conectar no pc, diminui a qualidade do som, seria a mesma coisa que um amplificador mesmo?
    e com o programa Guitar Rig supriria a necessidade de um pedal?
    desculpa alguma ratiada, que eu sou iniciante nisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, tem que usar um adaptador. Mas tem que ter o programa. O que vc vai ter é uma SIMULAÇÃO se usar um programa como o GuitarRig, nunca vai ser igual a um amplificador real mas é bem próximo. Estes programas têm as opções para simular os sons dos pedais também. É claro que a qualidade depende das caixas que vc liga no PC.

      Excluir
  8. Oi, sou iniciante ainda em guitarras mais estou querendo comprar uma, gosto mt do estilo da Stratocaster, e o tipo de musica que eu gosto é New Metal (Como Slipknot) qual seria o tipo de guitarra que eu poderia usar no começo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz ? o estilo que vc quer tocar é mais pesado, o ideal são guitarras com captadores humbucker, é possível utilizar stratocasters mas o resultado ficará melhor se essa strat tiver um humbucker na posição da ponte, ou então uma configuração HSH, como essa aqui, que é uma strat mais moderna:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656919170-yamaha-rgx121z-rm-guitarra-_JM

      Porém, nesse tipo de música os modelos de braço colado e com humbuckers como les paul, sg, flying v são mais indicados que stratocasters. Dê uma pesquisada antes de comprar.

      Excluir
  9. Tem alguma dica para um amplificador, para estudo mesmo.
    Na loja onde eu fui o mais barato estava 294 reais de 5w se não me engano.
    Com a regulagem e mais o amplificador eu iria gastar quase 50% do eu gastei na guitarra, um absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não vale a pena comprar amp barato, se não der para comprar toque conectado no computador via usm usando uma interface guitar link, o amp mais barato que eu conheço mas que tem qualidade boa é esse aqui:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686392824-amplificador-para-guitarra-stagg-ga-20r-_JM

      Excluir
    2. Acho que vou comprar esse amplificador, mas funcionaria se eu usasse o amplificador conectado no pc para sair o som do guitar rig (não sei se ficou bem claro) no lugar da caixa de som normal do pc colocar o amplificador conectado com o guitar link.
      Nas caixas de som do pc saíram sem volume e abafado, no clean não dava para escutar, só com distorção mas isso é normal numa caixa de som de pc né.

      Excluir
    3. Entendi mas não sei se fica bom não, é uma experiência, sempre acho o som da guitarra direto no amp melhor...

      Excluir
  10. Prezado não toco praticamente nada , pergunto ter uma bateria eletrônica tipo essa dr 3 ajuda e acelera o meu conhecimento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É útil para marcar o tempo nos estudos mas existe um aparelho bem mais barato e mais apropriado para isso chamado metrônomo, hoje em dia ninguém compra mais metrônomo, se vc tem um smartphone vc pode baixar gratuitamente um programa de metrônomo, existem programas também para afinador e até bateria eltrônica, então não recomendo.

      Excluir
  11. Ola Tudo Bom? Gostaria de uma opinião. Estou em duvida entre a guitarra les paul Tagima LPT Flamed e a Michael Gm 750 vs. Então qual vc recomenda. Se tiver uma outra que possa me recomendar. Obrigado. E parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tagima TLP é melhor em todos os sentidos, por isso mesmo mais cara.

      Excluir
    2. Bacana. Obrigado. Essa TLP eu achei por 1.250,00 em uma loja parceira da americas no Mercado Livre. O que vc acha? Confiável?

      Excluir
    3. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706805848-guitarra-tagima-les-paul-tlp-flamed-hard-case-kadu-som-_JM

      Excluir
    4. Achei que o preço está bom, principalmente porque vem com um case bacana junto, não conheço esse vendedor mas tem boas qualificações, acho que usando o mercado pago não deve ter problemas

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Bem estou a procura de uma guitarra barata e que tenha alguma qualidade

    Pretendo gastar em torno de 1300 temers

    Sou um total leigo na área da música (sei tocar flauta doce e um pouco de trompete :s), escuto muitos gêneros, porém em especial quero aprender a tocar por causa da banda pink floyd, adoro os solos do david gilmour djsoajdsaoi, seria uma guitarra para começo, mas que na medida do possível fosse "boa".

    Como disse logo a cima sou um completo leigo, dei algumas pesquisadas no fórum a respeito de guitarras e amp's, a guitarra n consegui escolher, em contra partida o amp já está no carrinho, este seria o Laney P 35 Prism. Não sei mais o que deve comprar além do básico (palheta, capa, correia)

    Lembrando, nível técnico é -1

    Em suma, quero uma guitarra a qual possa aprender sem ter dor de cabeça, moro em uma cidade extremamente pequena, sequer tem loja de instrumentos, muito menos um luthier :C, não pretendo fazer alterações futuras.

    No momento tenho em mente a GSA 60, há pessoas que falam bem e outras que a crucificam, realmente estou sem norte, HELPA AI

    OBRIGADO <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja esse tópico aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Infelizmente é quase certo de guitarra nova precisar de regulagem. Caso não tenha luthier onde vc mora procure algum guitarrista experiente que possa te ajudar nisso aí.

      Excluir
  14. Olá, eu sou a Leticya e queria aprender a tocar guitarra mais por músicas japonesas, onde ela é bem presente. Eu ainda estou em dúvida sobre qual comprar, estava pensando em uma Eagle StratoCaster, sabe me dizer se é uma boa opção? Obrigada.

    ( Perdão pelo nome do blog, estou usando o computador da minha irmã)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima opção sim Leticya, pode comprar porque é um bom instrumento e tem ótimo custo/benefício

      Excluir
  15. Olá, adorei o artigo! Os conteúdos aqui valem ouro. Tenho uma dica
    : Você não sabe nem pegar na guitarra direito?
    Já tem experiência, mas se sente estagnado e sem evolução?
    Tudo o que você precisa saber para dominar a guitarra elétrica!
    Acesse esse link para saber mais: http://bit.ly/aprendertocarguitarraelétrica

    ResponderExcluir
  16. Ola inicianteguitarra tudo bem?

    #TOQUECOMPROPOSITO

    Método simples e comprovado:
    Tudo o que você precisa saber para dominar a guitarra elétrica!
    acesse este link e veja! https://hotm.art/guitarrai

    ResponderExcluir
  17. Aqui está a maneira número um de aprender tocar guitarra sem precisar sair de casa! Acesse o link abaixo e veja como é fácil"
    http://bit.ly/2QNO1aq

    ResponderExcluir

  18. Método simples e comprovado:
    Tudo o que você precisa saber para dominar a guitarra elétrica…
    Com 1h de estudos diários!

    Acesse este link e aproveite : http://bit.ly/dominaraguitarraeltrica

    ResponderExcluir
  19. Eu já tenho a guitarra , agara quero apreder os acodes , a forma de trocar de acordes rapido , é apreder a derencializar as notas na musica, para poder tocar

    ResponderExcluir
  20. Sério que não precisa de um violão pra começar a tocar guitarra? Pq quase todos os guitarristas que eu conheço dizem que precisam de violão.

    ResponderExcluir