sábado, 29 de setembro de 2012

Qual guitarra é mais adequada para mim ? (parte II)

Olá ! Nessa segunda parte do artigo, vamos continuar analisando as vantagens e as desvantagens que os modelos de guitarra mais conhecidos oferecem para os inciantes, dessa vez, analisando o modelo Les Paul.

Caso não tenha lido a primeira parte do artigo, clique aqui !

É recomendável também que você leia nosso tutorial partes de uma guitarra elétrica, caso não conheça bem as partes da guitarra ou tenha dúvidas sobre o seu funcionamento.

LES PAUL


Muita gente ainda não sabe mas Les Paul é o nome de um dos maiores guitarristas que já pisaram nesse planeta ! Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul, foi um pioneiro da guitarra elétrica, dono de um virtuosismo genial que marcou a história do instrumento com suas performances inacreditáveis nos estilos country, jazz e blues e também foi um grande inovador da tecnologia musical, sendo atribuído a ele, dentre outros inventos, a criação do gravador multipistas.



A Gibson Les Paul foi resultado da colaboração entre o designer de guitarras da Gibson Ted McCarty e Les Paul, tendo sido lançada na década de 50. Graças ao timbre encorpado e o "sustain" (tempo em que a nota permanece soando)  proporcionado pela construção de braço colado e pelos captadores tipo "humbuckers", a Gibson Les Paul foi adotada por grandes músicos da era clássica do Rock, como Eric Clapton (na sua fase com o John Mayall's Bluesbreakers), Jimmy Page, Pete Tonwsend, Peter Green, Gary Moore, Mick Taylor, Peter Frampton e muitos outros. A partir dos anos 80, com o renascimento do Heavy Metal, guitarristas como Randy Rhoads, Slash, John Norum e, posteriormente,  o pessoal do grunge,  houve um renovado interesse no modelo, que ainda é o grande sonho de consumo de boa parte dos aspirantes a guitarristas !

Assim como aconteceu com a Fender Stratocaster, o modelo Les Paul foi profusamente copiado por outros fabricantes, estando disponível em uma ampla faixa de preços, obviamente com igual variação na qualidade do instrumento...

Em sua versão mais comum, a Les Paul tem o corpo e braço feitos de mogno ("mahogany", em inglês). Como já dissemos no tutorial, o mogno é uma madeira cara e tem sua comercialização restrita (ou mesmo proibida, como no Brasil) por questões ambientais, então, não vamos ser ingênuos de acreditar que Les Pauls de baixo custo sejam construídas em mogno, mesmo quando o fabricante coloca essa especificação no site. É bem comum encontrar Les Pauls construídas em "nato", uma madeira parecida com o mogno mas que de jeito nenhum é a mesma coisa. Alguns fabricantes colocam esses instrumentos com a descrição "nato mahogany" ou mesmo apenas "mahogany" em seus sites, daí a confusão. O que não quer dizer que se a guitarra é de nato é ruim, pelo contrário, é uma madeira adequada à construção de instrumentos, apenas não vamos ser ingênuos de achar que é mogno real...

Braço Colado: Outro aspecto original das Les Paul é o braço colado, numa construção conhecida como "set neck".

Esta construção do braço é muito importante para obter a sonoridade clássica das Les Pauls, uma vez que favorece o "sustain" das notas. Algumas Les Pauls de baixo custo vêm com o braço parafusado, não recomendo que você compre uma Les Paul assim. Alguns iniciantes pensam que se comprarem uma Les Paul de braço parafusado podem depois apenas "colar" o braço. Na verdade isso não vai funcionar a contento, pois o encaixe do braço de uma guitarra de braço colado é totalmente diferente de outra com o braço parafusado, pode até colar mas pouco vai alterar o som.

Tampo de Maple: outro aspecto que merece comentários é o chamado "maple top", que consiste em um pedaço da madeira "maple" colada no corpo de mogno para fazer a parte da frente do corpo. O objetivo desse top de maple é duplo, do ponto de vista do timbre, se tenta equilibrar o timbre final do instrumento combinando os graves do mogno com os agudos do maple e do ponto de vista estético, o objetivo é a beleza do instrumento, já que o maple é uma madeira que pode ser obtida com bonitas figurações.


Tampo de Maple

No entanto, as Les Pauls mais baratas costumam vir com um falso "maple top", na verdade é apenas uma finíssima folha de maple colocada no topo do corpo apenas por razões estéticas (e realmente fica bonito) mas sem influência no timbre final do instrumento. Na verdade isso não chega a ser um problemas, já que muitas Gibsons Les Paul não vêm com tampo de maple (em geral a linha Studio) e nem por isso deixam de ser ótimos instrumentos.

Parte Elétrica: o circuito elétrico clássico das Les Pauls traz dois captadores humbuckers e quatro potenciômetros, um de volume e outro de tonalidade para cada captador, bem como uma chave ("switch") de três posições que permite selecionar um ou outro captador ou os dois junto, quando colocada na posição do meio.



Ponte: Outra características destes modelos é clássica ponte "tune-o-matic":



Ao contrário do que se pensa, a Les Paul é um modelo adequado aos iniciantes, é uma guitarra simples, robusta e versátil. Como sempre, existem vantagens e desvantagens que vamos listar aqui, como sempre, do ponto de vista de quem é iniciante:


Vantagens:
  • Versatilidade: se adapta a vários estilos (embora não tão versátil quanto as Stratocasters).
  • Robustez: a guitarra tem uma construção  robusta mas deve-se tomar cuidado com as quedas pois a construção inclinada do "headstock" costuma causar a sua quebra quando a guitarra leva um tombo, embora, na maioria dos casos, um Luthier consegue reparar esse desastre !
  • Fabricantes: muitos fornecedores com instrumentos nas mais variadas faixas de preços.

Desvantagens:
  • Preço: é um modelo que costuma ser mais ou menos uns 40% mais caro quando comparada com as Stratocasters.
  • Alavanca: não tem alavanca, isso pode ser um problema dependendo das músicas que você queira tocar.
  • Braço: nem todos se adaptam à pegada do braço mais grosso das Les Pauls clássicas mas existem modelos com braço mais moderno e mais fino.

A seguir, alguns vídeos mostrando o som característico das fantásticas Les Pauls para você conhecer melhor. Na continuação do artigo, vamos analisar as Superstrats, até lá e abraços !





75 comentários:

  1. Cara, adorei o jeito que você coloca as coisas. As diz duma maneira totalmente sensata. Não com opiniões preconceituosas e repetidas como vemos em outros blogs e principalmente em fóruns. Falar mal é legal e fácil, mas quase ninguém tem realemente base pra provar o que diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo ! Se puder, me ajude a divulgar o Blog, grande abraço !

      Excluir
  2. Gostaria de uma dica acerca da melhor guitarra para fazer acompanhamento, pois toco violão, mas estou querendo apenas para fazer acompanhamento.
    Obrigado.Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ôpa beleza amigo ? Não existe bem essa coisa de guitarra para acompanhar e guitarra para solar, qualquer guitarra serve para as duas coisas, assim como qualquer violão serve para acompanhar e solar, ok ? De qualquer forma, vc comprar um modelo Stratocaster ou Telecaster, pois são guitarras que têm um timbre limpo muito bonito e um braço confortável. No próximo artigo vou recomendar algumas marcas, abç !

      Excluir
    2. Amigo uma Guitarra da Shelter Nashville 305 LesPaul é boa para um nível iniciante quase médio?O preço dela tá R$500, segue o link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463278933-guitarra-eletrica-les-paul-nashville-305-cabo-p10-frete-_JM#questionText

      Excluir
    3. É uma guitarra simples mas é adequada para quem está começando sim. Assim que comprá-la, se puder, leve-a em um luthier para que ele faça um ajuste fino nos trastes e regule a guitarra. Isso vai melhorar enormemente o instrumento !

      Excluir
  3. Amigo, gostei do seu blog, muito bom e me ajudou a comprar uma guita.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Continue postando. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !!!
    Descobri hoje seu blog... muito bom.. muitas dúvidas tiradas... e explicações bem legais... Parabéns !
    Tenho 47 anos e me deu uma vontade muito grande de aprender a tocar guitarra, não profissionalmente, mais como hobby... sabe (espero que não seja muito tarde), mesmo depois de ler seus artigos... ainda fiquei um pouco inseguro em escolher uma... ou até o amplificador e etc...
    Gosto de: Lynyrd Skynyrd, Dire Straits, Grandfunk, Pink Floyd (+David Gilmour), Rare Earth, Deep Purple, Led Zeppelin, Scorpions, Clapton, Frampton, AC/DC, Santana, BB King, Robert Cray e blues em geral, U2, Rush, ZZ Top e outros na mesma praia, essa rapaziada da antiga... Nacional gosto de Titãs, Capital, Paralamas, Legião, Cidade Negra... e etc. Novo nada, nem internacional nem nacional...
    Sim, eu sei, tenho que ter umas três... mas por onde começar ? Qual o material básico que tu indicas para um iniciante mesmo ??
    Obrigado, um abraço, Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar, blz ? Olha, eu aprendi a tocar com 33 anos, foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida ! Só te digo uma coisa, vc vai precisar de aulas com um excelente professor, não tente aprender sozinho porque não funciona ! Acho que um modelo Stratocaster seria uma boa pedida para tocar esse tipo de som que vc gosta (aliás, muito bom gosto !), dê uma olhada no post onde eu recomendo 10 guitarras para principiantes e acompanhe as mnhas postagens sobre amplificadores, porque eu vou recomendar modelos, abç !

      Excluir
    2. Muito obrigado... pelas dicas... te confesso que visualmente e pelo som,... fiquei doido numa Les Paul ... mas vou seguir tua dica.... Tú dá aulas.. indica alguém ?... Mais uma vez Muito Obrigado ! Abraço Cesar

      Excluir
  6. O que vc diria de uma strinberg CPL-79 para um iniciante ? que apesar de ter o braço parafusado ,tem um acabamento impecável e um braço mto confortável.E outra pergunta ,que amplificador eu devo comprar ? (como iniciante ,e com pouco dinheiro)
    Aqui estão os links dos produtos q pretendo comprar :
    guitarra :http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-489954305-guitarra-strinberg-les-paul-clp79-cabo-p10-varias-cores-_JM
    Amp: http://www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-Musicais/Amplificador-para-Guitarra/Peavey/330360-Amplificador-para-Guitarra-Audition-Peavey
    Desde já agradeço a atenção !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, eu já vi essa guitarra, ela é muito bem acabada e bonita. Mas eu recomendaria vc olhar os modelos LP da Golden (as novas, que vem com caps wilkinson) ou então a Tagima Les Paul Tlp Street. Possuem um cuto/benefício melhor. Não recomendo esse amplificador, o falante dele é muito pequeno, o ideal é um com falante de 12", ou pelo menos 10". Com esses, além de conseguir um som bem melhor, vc poderá tocar em ensaios e pequenos shows. Se não puder comprar agora pode tentar comprar uma interface tipo guitarlink e tocar ligado no computador usando programas de simulação, vai conseguir um som bem melhor, abç.

      Excluir
    2. Mto obg pelas dicas, estou mto preocupado e indeciso quanto a compra da minha primeira guitarra ,mas acho q com essas dicas (e outras do blog) Vou fazer uma boa aquisição ! Parabéns pelo blog !

      Excluir
  7. A guitarra que eu vou comprar é uma les paul ibanez e ela é sem alavanca... será que mesmo usando uma pedaleira legal amplificador, vou ter a falta do efeito da alavanca?? Se eu quisesse por exemplo tocar B.Y.O.B do SOAD, será que tem chance ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Olha, se a guitarra não tem alavanca vc não consegue reproduzir o efeito de alavancadas, em especial as radicais, o mais próximo que vc pode chegar é usando o efeito whammy da digitech ou se a sua pedaleira tiver um efeito semelhante, procure alguns vídeos no y2b com esse efeito e tire suas conclusões, ok ? abç !

      Excluir
  8. Olá, MadGuitarMan.

    Cara, eu preciso de sua ajuda!

    Sou iniciante na guitarra (estou com uma emprestada) e uso das aprendizagens do violão (que toco há um tempo).

    Estava pensando em pegar um modelo strato com humbucking. Mas agora só estou mais indeciso pois o sustain das LP são muito agradáveis, há também o fato dos ruídos dos singles das stratos e vi que você sugeriu a LP Golden que tem captadores Wilkinson (só vejo elogios).

    Então, pretendo vender o violão para "angariar" fundos pois há o gasto de outros equipamentos ainda (amp e tal).

    Gostaria de sua opinião e conselho.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, é difícil responder assim sem saber exatamente que tipo de música vc quer tocar mas a LP Golden com os wilk. é uma boa opção. Os ruídos da strat só vão incomodar se vc tocar com muita distorção e mesmo assim tem remédios para isso !

      Excluir
  9. Obrigado por esclarecer o lance dos ruídos das stratos.

    Então, o que quero tocar? Ainda estou buscando 'meu som', afinal quero fazer músicas autorais. E já estou fazendo, tocando um estilo rock alternativo (meio hard, meio grunge. Nem sei explicar). Usando uma telecaster menphis emprestada.

    Algumas influências são: Led Zeppelin, Pink Floyd, Foo Fighters, Them Crooked Vultures, AC/DC, Deep Purple. Além de bandas nacionais como Titãs, Ultraje, Legião, Engenheiros... E por aí vai...

    Como falei anteriormente sobre minha indecisão, eu fiz uma lista aqui de algumas guitarras que poderiam ser...

    Se você puder indicar algo bom em torno de R$ 450/500 com HSS, eu agradeço. E me ajudar quanto a lista que fiz, depois posso postar todas as que pesquisei até agora.

    É sempre útil a opinião de alguém experiente no assunto.
    Obrigado pelo suporte, cara.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, embora tudo isso possa ser perfeitamente tocado com LP, acho que uma strat seria mais adequada pela versatilidade. SSH boa nesse preço é um pouco complicado, minha sugestão seria vc comprar uma SST62 e encomendar um captador GFS Lil Killer, que custa US$ 24 para a ponte. Esse cap é um HB em formato de single tipo "rails", sem ruído e com um som muito bom !

      Excluir
  10. adorei les pauls, ando procurando uma nova guitarra dessas, mas derivado ao preço vou tentar a sorte em uma harley benton com as caracteristicas da gibson les pauls...
    O que voce acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivo, já ouvi falar dessa marca mas nunca nem vi uma para poder emitir alguma opinião, sugiro vc dar pesquisada antes de comprar, ok ?

      Excluir
    2. MadGuitarMan, o que vc me diz de uma Ibanez GRG 150 DX?

      Excluir
    3. Blz ? Olha, as guitarras desta série (G) não eram muito legaisquando apareceram mas as mais novas melhoraram bem, hoje, acho que são guitarras adequadas para quem está começando, fique atento apenas a questão custo/benefício, compare com as concorrentes da Cort e da Tagima.

      Excluir
  11. Olá MadGuitarMan, tudo bom? Parabéns pelo tópico bem escrito!

    Qual sua opinião acerca da guitarra Les Paul da marca Ibanez?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ? Olha, seria possível vc postar um link de anúnci ou uma fota dessa LP ? A Ibanez já teve vários modelos de LP, fica difícil opinar sem ver !

      Excluir
  12. Ae Cara, tou em duvida pra comprar Entre o modelo Les Paul da Strinberg o Modelo Les Paul da Shelter (Ambos são CLP 79)
    Strinberg: Braço Parafusado
    Shelter: Braço Colado (Sendo que tenho medo de caso o braço venha dar defeito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A strinberg tem um acabamento muito bom mas perde na questão do braço parafusado. Eu recomendaria vc comprar a gm 750 da Michael, é a melhor nessa faixa de preços.

      Excluir
  13. Boa noite!!

    MadGuitarMan, sou iniciante, e venho há um tempo pesquisando sobre guitarras.Tenho 33 anos e meu sonho antes de morrer é tocar todas as músicas do black sabbath e DIO. Queria uma sugestão sua, sobre qual guitarra para um iniciante como eu escolher. Lendo os comentários, vi que você sugere começar a aprender por meio de uma escola e é isso que eu farei.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beleza Fábio ? Olha, a minha sugestão é a SX SSG, uma excelente SG para vc tirar os sons do Sabbath, uma guitarra que se encaixa muito bem nos quesitos boa, bonita e barata:

      http://www.habro.com.br/sx/guitarras_ssg.asp

      Bons estudos, eu comecei a tocar com a sua idade !

      Excluir
  14. Gostei da sua opinião quanto a SX SST62, no entanto, percebo que ela não tem alavanca, como sou iniciante, para mim faz diferença já que desejo seguir os caras do black sabbath, dio e ozzy?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SST62 tem alavanca sim, não é das melhores mas tem, as músicas do BS não usam alavanca já que o Iommi usa quase que exclusivamente guitarras SG e esse modelo não tem alavanca, as do Dio e Ozzy sim, em algumas.

      Excluir
  15. Sou iniciante e quero comprar uma guitarra Les Paul.Curto estilo HardRock,qual das duas devo comprar?
    http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Guitarra-Vogga-VCG621-CS-Sunburst-Les-Paul-Envernizada-com-Captadores-Humbuckers/3155-3156-3170-226966

    ou

    http://www.serenatanet.com.br/guitarra-michael-lp-master-gm750-bk---preta-211.aspx/p

    Aguardo sua resposta..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da Michael é uma LP bem legal, achei o preço da Serenata um pouco caro, eu tentaria negociar um desconto. A da Vogga realmente eu nunca vi. Alternativamente, pesquise as da Golden (as que vem com peças wilkinson) e a da SX. abç.

      Excluir
  16. Essa é uma que me indicou,devo comprar?
    http://www.eagle.com.br/g_detprod_cordas.asp?txtID=173

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas note que esse modelo é para canhotos !

      Excluir
    2. Ola sou de Minas Gerais e moro a 60 km de BH
      Sou iniciante e decidi comprar minha guitarra em BH e quero pega uma les paul na faixa de preço de 700 ou 800 reais, e vi que a mais indicada e a shelter, so que eu nao achei ela em BH. Os unicos modelos que eu consegui achar foram a michael gm750 e a strinberg clp 79. VC acha q eu compro a shelter pela internet? Se eu for pega pega em loja fisica qual é melhor a michael ou a strinberg?
      Ou vc acha que seria melhor eu pega uma strato?

      Excluir
    3. Com certeza a Michael gm750 é uma boa opção para vc. Quanto a stratocaster fica difícil responder, depende muito do seu gosto e o tipo de música que vc quer tocar, dê uma estuda nos posts aqi do blog sobre como escolher uma guitarra.

      Excluir
    4. eu peguei uma tagima tg530, mas ainda nao levei pra regular,e as cordas la e mizona estao trastejando, vc acha q quando eu regular isso acaba?

      Excluir
    5. O mais provável é que sua guitarra precisa de uma boa regulada.é normal isso. É muito difícil para quem nunca fez conseguir regular sozinho porque vc precisa entender as forças físicas que atuam em uma guitarra, o melhor mesmo é levar em um bom luthier, se o cara fizer um bom trabalho até o som da guitarra vai melhorar e bastante, aqui em BH recomendo grande Luthier Begiatto, o cara é bom !

      Excluir
  17. Eai me ajuda sou super iniciante na guitara ..nao tenho condiçoes financeiras muito boa ..penso em comprar uma a strato strinberg mas ela tem braço parafuzado..queria tocar Rock slipknot,soad,nirvana e a musica sweer child o mine ..me ajuda cara porfavor ti imploro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma amigo ! Uma das características do modelo stratocaster é ter o braço parafusado. A strato Strinberg é um modelo adequado para quem está começando, se vc gostou dela e pode comprá-la, vá em frente !

      Excluir
  18. Boa noite, estou interessado em comprar uma guitarra, mas sou iniciante então gostaria de uma opinião sua. achei uma Tagima zero hand made usada e antiga, mas me falaram que as Tzero não são muito boas, braço largo e tal. Enfim me aconselharia a comprar essa marca/modelo?
    grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A zero não é uma guitarra adequada para iniciantes, recimendo vc pesquisar algumas dessas aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Excluir
    2. Muito obrigado pela dica, vou testar alguma delas pra escolher. abração!

      Excluir
  19. oi sou guitarrista iniciante e estou amando o blog. Vou comprar minha primeira guitarra e gostaria de saber o que vc acha da GUITAR EPIPHONE LES PAUL SPECIAL / II :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Não recomendo essa guitarra, o custo/benefício dela não é dos melhores. Sugiro vc pesquisar essas sugestões aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Excluir
  20. opa, tudo bem?ja toco guitarra há algum tempo, e estou interessado em comprar uma nova. estou em dúvida sobre os modelos special ll e nashville 305, ambas lp.
    ja fiz uma boa pesquisa e só sobraram essas duas para escolher. já li o post inteiro, inclusive a recomendação de não pegar a special, mas ela me chama muito a atenção, pela qualidade e preço (um amigo na Teodoro a faz pra mim por 700, nova). meu professor recomenda a nashville, mas o luthier que olha minha guitarra recomenda a special.. a shelter faz um som mais "embolado", enquanto no captador do braço, além de não ter o som encorpado de uma lp no captador da ponte (em minha mera opinião e poucos minutos de experiência com esta). a special tem braço parafusado, com menos sustain, porém com captadores bons e um peso incrível. poderia me ajudar? estou completamente dividido entre estas, e gostaria de mais opiniões, menos pessoais e mais justas, com prós e contras. grato desde já, Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom Fernando ? Olha, eu não tenho como recomendar nenhuma dessas duas guitarras, a special da Epiphone foi uma das piores linhas de guitarra que eu já vi, ouvi dizer que elas melhoram de qualidade de um tempo para cá (special ii) mas não vi nenhuma boa até hoje. E as Shelter Nashville que eu já vi e testei também não gostei nem um pouco, acabamento ruim, construção sofrível. Mas entre as duas, eu pegaria a nashville. É o que eu posso te dizer, abç.

      Excluir
  21. eae Mad firmz ?...então parceiro estou acompanhando seu blog e todos os comentários....toco um pouco de cavaquinho e violão...e estou afim de comprar uma guitarra...vi e li bastante sobre o assunto de guitarrras pra iniciantes.
    bom estava de olho nessa Giannini ggx1h..o que vc me diz dela.
    Claro, alem de qualidade e um preço bacana, procuro uma que tenha um braço comfortável...tipo, meu violão tem um braço grosso e quando toco em outro mais fino, fica mais facil executar certos acordes, acho que vc me entendeu....hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza ? Já testei essa guitarra, é boa e barata, o acabamento é de boa qualidade e o braço é bem feito e confortável. Os captadores dela não são dos melhores mas isso pode ser corrigido mais tarde. Apenas lembro que o conforto da guitarra depende muito da regulagem da mesma, então, quando comprá-la, leve a um Luthier para uma regulagem, abç.

      Excluir
  22. Opa Mad..vlw....pois não tinha visto nenhum comentario a respeito dela....como vou usar pra hobby mesmo...não quero gastar tanto em uma guitarra...mas tbém nao quero comprar qualquer uma....eu gostei muito da less paul strinberg CPL-79, vi ela e cheguei a manusear...nao senti o som....mas ela é da hora...e seria uns 200 reias de diferença para a Giannini ggx1h...kkkkkkkk...essa esta sendo minha duvida...mas como ainda nao sei nada de guitarra.....mas li bastante....gostaria de tocar de tudo...varios estilos...aí que Vem a duvida cruel de qual optar....abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, essa LP da Strinberg tem um acabamento muito bonito, o problema dela é que tem o braço parafusado, isso não condiz com o projeto clássico da LP, não que isso torne a guitarra ruim mas te garanto que se vc comprar, assim que estiver mais experiente vai ficar cismado com isso e logo vai querer comprar outro, se quer comprar uma LP, compre logo uma de braço colado como as da Golden que vêm com captação wilkinson ou a Michael GM755, são um pouco mais caras mas vc vai ter um instrumento mais sólido, o mesmo se aplica para os modelos SG. Braço parafusado, só para strat, tele ou superstrat.

      Excluir
  23. Ok Mad, obrigado mesmo por ajudar...e me orientar a respeito dos braços...é realmente esses modelos que vc citou tem um preço um pouquinho salgado e no momento e por ser inicante,não gostaria de gastar esses valores...Acho que vou optar por uma Strato ...Vc acha que devo optar pela GGx1H, ou vc indicaria outra ?...sei que isso é meio que pessoal....mas prefiro ouvir de quem conhece...vlw..abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alternativamente, pesquise também essas daqui, acho mais legais do que a GG mas é só minha opinião:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595092626-guitarra-dolphin-stratocaster-rocket-braco-em-maple-_JM

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-603916329-guitarra-stratocaster-advanced-michael-gm227-ba-preta-_JM

      Excluir
  24. Amigo,amei a matéria publicada,parabéns,de verdade...gostaria da sua ajuda,pois toco violão(to aprendendo),curto sertanejo,porem,curto rock,gosto muito do guns n roses,curto muito o jeito que o slash toca...são muitas duvidas...tipo,se eu comprar uma les Paul,da pra substituir o violão no sertanejo???sera que da para eu aprender a tocar vendo videos da NET,como o do cifra club???o único tipo de guitarra que eu curto,e les Paul,eu desejo ter uma,mais quando eu for na loja,como eu vou saber se a guitarra e boa para mim só olhando???(pois não terei ajuda pra comprar)tenho 14 anos...ih da pra ver quem vai comprar pra mim(pai),como eu escolho uma guitarra que seja les Paul,mais que não passe dos 500$$$???? São muitas duvidas,é serio...sera que er possivel eu aprender sozinho a tocar guitarra ih violão,e conseguir fritar sweet child o mine???quero comprar uma guitarra simples,só pra estudo,amplificador tbm...ih uma boa pedaleira...tudo pra estudar agora,e investir no futuro...mais desejo a les Paul...ate 600$$$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que eu posso te dizer é que as respostas que vc procura estão aqui no blog, tem muitos posts que vão ensinar a vc escolher uma boa guitarra. Mas na sua idade, o melhor conselho que eu poderia te dar é que tente fazer aulas, se possível, se não for possível aprenda com os vídeos e com outros guitarristas, leia esse post aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/09/como-aprender-tocar-guitarra.html

      Excluir
    2. Lii o post sim amigo,entendo que eu deva saber pelo menos o básico sobre teoria,mais não conheço ninguém que toque pra poder ensinar por aqui...VC disse que as minhas duvidas são respondidas em outros posts,eu vou procurar aqui...o problema e que eu to meio inseguro,por gostar de les Paul(guitarra pesada)e querer substituir o violao...mais mesmo assim valeu,muito obrigado,e parabéns pelos posts

      Excluir
  25. Oi, eu vou comprar uma guitarra para aprender a tocar (com professor, e já tenho um luthier para fazer os reparos quando a guitarra chegar), e não sei ao certo qual devo comprar, estou interessada em uma shelter nashville 305 pois o som de uma Les Paul me agrada bastante e dizem que ela é uma boa para começar(e a primeira guitarra que eu comprar vou demorar em média mais 1 ano e meio pra comprar outra). Mas falam que uma Clp 79 é melhor q a nashville 305, e eu gostaria de uma guitarra na faixa de preço que elas estão (até 800 reais) gostaria de sua ajuda, e preciso decidir pelo menos até terça (24/01/2017). Mesmo depois de semanas de pesquisa na internet não achei uma resposta concreta de qual pode ser melhor. E também um bom amplificador, achei um de 40w mas o alto falante é 8", quero um de até 60w bom, se possível me indique um (comprarei pela internet também). Peço por gentileza que possa responder até minha data estipulada, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo a Nashville, já a CLP é uma boa guitarra. Recomendo esse amp aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686392829-amplificador-para-guitarra-stagg-220v-ga-40dsp-_JM

      Excluir
    2. e uma Dolphin Les Paul, seria uma boa ou não, pois dizem que é, mas não sei se vale a pena

      Excluir
    3. Olha, as mais novas são muito legais, tem que ter o braço colado, não compre se o braço for preso por parafusos no corpo

      Excluir
    4. Entre uma Tagima pr 100 e uma Dolphin, qual seria melhor?

      Excluir
    5. As duas são boas, prefiro a Dolphin desde que seja da linha nova (Rocket) e com braço colado como essa aqui: http://www.americanas.com.br/produto/11405442/guitarra-lp-rocket-preta-com-ferragem-dourada-com-case-dolphin?epar=ZOOM&s_term=YYNKZU&opn=YSMESP

      Excluir
  26. Oi, cara, pesquisei bastante e resolvi comprar uma LP da Michael, a GM750, até vi vc falando bem nos comentários, mas em vários fóruns via as pessoas falando mal dela, mas não diretamente, ofendendo a marca, porém, vi vários vídeos de pessoas que testeram a guitarra e disseram q era boa.
    Espero ter feito uma boa escolha, mas ainda fico meio com o pé atrás, é minha primeira guitarra, toco com uma strato que não é minha, é da igreja, mas amo o som das LPs, só queria saber se fiz uma boa escolha kkkk
    Preço: R$780

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se vc já comprou então não se preocupe com mais nada, os instrumentos da Michael são bons, o importante agora é vc investir no aprendizado e no domínio do instrumento, esqueça o que dizem nos fóruns, 99% é abobrinha de quem sequer sabe tocar!

      Excluir
    2. Ok. Valorizo mt o conhecimento, acho bem importante, queria saber mais pelo preconceito que as pesssoas tem. Creio que serei feliz com ela kkkk
      Obrigado pela resposta, amigo!
      Muito bom, o post, me ajudou.
      Vlw, Mano

      Excluir
  27. Olá amigo, então, Les paul com braço parafusado é furada?
    Eu tenho duas opções de Les Paul
    Michael Gm750 e strinberg lps-230
    Michael braço colado e strinberg parafusado.
    Ainda tem uma SG da strinberg que achei bonita mas não sei se presta, a clg-24
    e por fim uma strato sts 100 da strinberg também.
    Então, levando em consideração esses modelos, qual seria a melhor guitarra pra iniciante? Eu pretendo investir mil numa guitarra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sugiro compra LP/SG sempre de braço colado, primeiro porque esse é o projeto original delas, depois se vc compra uma de braço parafusado, mesmo que a guitarra seja boa vc fica implicado e logo vai querer trocar.

      Excluir
  28. Olá, comprei uma les paul shelter 305
    Não tem como mesmo colocar alavanca nas les paul?
    Eu tinha quase certeza que já vi artistas utilizando.

    Parabéns pelas informações de um modo geral. Muito útil especialmente quem quer aprender como eu

    Abs!!

    ResponderExcluir
  29. Cara o que vc acha de uma Ibanez Art 100?

    ResponderExcluir
  30. Qual sua opinião das Epiphones LP? Estou vendo uma special 2 goth usada por 1.2k. Com case e captadores Dimarzio

    ResponderExcluir