domingo, 31 de março de 2013

Seu timbre está ruim ? Toque ALTO !!! - Amplificadores (II)

Olá !

No primeiro post da série sobre amplificadores, combinei que não vou ficar discutindo preciosismos sobre o tema e sim falar sobre aquilo que entendo ser importante para os iniciantes.

Nos posts sobre guitarras, procurei manter uma ordem e uma sequência lógica dos assuntos mas para os amplificadores vou seguir um modelo diferente, com posts menores (porém mais frequentes !) e sem uma preocupação com a sequência dos assuntos, acho que fica melhor assim !

Mas então, passei muitos anos tocando apenas em casa, antes eu usava amplificadores valvulados mas acabei vendendo-os, Para tocar em casa, costumava ligar a guitarra na placa de som e usar programas como o Guitarig para simular o som do amplificador. E olha, para quem toca só em casa essa solução funciona bem, se você tiver um bom home theater ou monitores para ligar na saída da placa se som ! Não vou mostrar como se faz isso porque existem muitos vídeos e tutoriais ensinando a configurar esses programas.

Mas um tempo depois, acabei pegando uma amplificador Laney TF-200 em um negócio que fiz com uma guitarra. Era um amplificador transistorizado com apenas uma válvula no pré-amplificador (mais tarde vou explicar essas coisas),e a Laney é um fabricante conhecido por bons amplificadores. No entanto, ao tocar com esse amplificador em casa, não gostei nem um pouco do som, xoxo, morto, sem presença nem brilho, distorção meio abelhuda. E assim ficou durante meses...

Um dia, fui convidado a tocar em um show com uma banda de Blues e levei o Laney, já que era o único amp que eu tinha, como o ambiente era bem grande, abri o volume da "criança" e... um som maravilhoso saiu daquele amplificador que eu tinha detestado !

Ainda tenho um vídeo com um solinho que foi gravado naquele dia, hehe, vejam !


O que aconteceu para o som mudar tanto ?! A verdade é que os equipamentos de guitarra são feitos para se tocar ALTO ! Por esse "alto", entenda-se MUITO ALTO !!! Isso vale não apenas paras os amplificadores mas também para pedais, pedaleiras e até simuladores tipo POD. A diferença  de timbre de um amplificador no volume 3 para o volume 8 é enorme !

É por isso que os "guitarristas de apartamento" nunca conseguem um bom timbre e estão sempre trocando de equipamentos sem conseguir o som desejado !

Por incrível que pareça, até amplificadores de baixa qualidade surpreendem quando abrimos o volume ! Se você acha que seus equipamentos são ruins, faça uma experiência, alugue uma hora em um estúdio de ensaio (não é caro !), leve suas coisas e solte os bichos ! Você vai se surpreender !

Agora, aqui vão dois alertas !!!  Em primeiro lugar, se você mora em um apartamento ou tem vizinhos próximos, precisa respeitá-los porque quem trabalha o dia inteiro tem o direito de chegar em casa e descansar, isso para não falar em idosos e crianças ! Combinado ?

Depois, cuidado !!! Música em volume alto leva inexoravelmente a lesões no aparelho auditivo, lesões gravíssimas por sinal. Existe a chamada perda de audição que é uma coisa bem real. Mas pior do que isso é uma doença grave conhecida como "tinitus", um problema sem cura total ou tratamento eficiente conhecido, muitos dos ídolos do rock desenvolveram essa doença, alguns chegam a descrevê-la como uma tortura cruel, então cuidado !!!

38 comentários:

  1. É válido o uso de fones de ouvido para treinos de iniciantes? O som é prejudicado de alguma forma? Parece uma pergunta boba, mas sei lá, nunca fiz o teste e ainda não tenho equipamentos (e nem guitarra, ainda). Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para treinos sim. Agora, o som através de fones fica bem mais satisfatório através de pedaleiras, simuladores ou mesmo amplificadores com recursos de simulação. O problema com os fones é que o fio atrapalha um pouco quem está tocando !

      Excluir
  2. Sou um dos guitarristas de apartamento!
    kkk
    Achava que era somente impressão minha essa diferença de timbre nos volumes...
    Pela resposta acima, quer dizer que colocar o fone na pedaleira é melhor do que colocar no ampli?
    Toco com o fone no ouvido(baixo justamente pelo que você citou).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em princípio sim, mas depende do amp (e da pedaleira !). Alguns amplificadores têm recursos de simulação (simular o quê ?! outros amplificadores, ora...), esses costumam ter um saída mais legal para os fones !

      Excluir
  3. Será que esse problema de qualidade versus volume é insolúvel, cara? Como disse por aqui anteriormente, tenho um Roland Microcube, e só não compro um amp melhor por causa do volume!
    Definitivamente, não consigo tocar usando fones e ouvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem algumas soluções para amps valvulados, uma usa um tipo de circuito atenuador de potencia , outra usa uma caixa fechada para abafar o som, alguns guitarristas colocam o amp dentro de armários, hehe !
      Mas essas coisas são mais para quem usa para gravações !

      Excluir
  4. Mad, estou querendo adquirir um novo amplificador para acompanhar uma fender am strato 2012 (muito feliz com ela :) ) e gostaria de um amplificador à altura dessa guitarra. Você teria alguma recomendação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que tipo de som vc toca ??!! É só para tocar em casa ou rola shows e ensaios ?!

      Excluir
    2. Toco (ou tento :) ) classic rock, hard rock, blues, um pouco de metal e um pouco de grunge. Mas a minha preferência é para os 3 primeiros tipos.
      Estou na maior parte do tempo treinando em casa e em alguns finais de semana apoio em conjuntos de igrejas e bandas em pequenas apresentações em casas de show.
      Obrigado.

      Excluir
    3. Nesse caso, contando que dinheiro não seja problema, um combo valvulado de uns 15W serviria bem para vc tocar em casa e transportar para os outros locais. Seria importante ter algum técnico de amplificadores na sua cidade. Um Fender Blues Junior seria uma boa pedida, um ótimo amplificador. já se preferir transistorizado, procure um combo com falante de 12", reverb de mola e pelo menos 50W de potência. A Hiwatt tem amps excelentes nessa linha, também a Hughes & Kettner também tem, outra excelente pedida é são as linhas da Vox que usam pré-valvulado e circuitos de simulação, como a linha valvetronix e seus sucessores. A própria Fender tem ótimas opções. Amplificador é uma coisa meio pessoal né, então testar é fundamental, abç !

      Excluir
    4. Valew pelas dicas, a Hughes & Kettner tem cabeçotes incríveis, não conhecia :0 ... O que você acha da série Fender Mustang, nos modelos III e IV ??? Achei bacana.

      Excluir
    5. Acho elas bacanas também ! E estilosas ! Aliás, mais estilosas do que bacanas, hehe...

      Excluir
  5. ... a guitarra é a fender american standard stratocaster 2012. Valew

    ResponderExcluir
  6. por isso existe amplificadores de 5w, 7w e até 1w que é pra poder tocar com eles no talo sem incomodar tanto. Indico o Marshall Class 5, amplificador single ended valvulado com um som som crunch incrível e falante de 12". Marshall Dsl 15c excelente amplificador de som clean, mas achei que embola um pouco no canal Ultra gain,com falante de 12", ele é valvulado de 15w, mas tem uma chave que reduz para 7,5w modelo inspirado no Marshall Jcm2000. Laney Lionheart de 5w excelente timbre, com extrema distorção embola um pouco também. Tem também o Alien Five 5w produto nacional,com preço atrativo,e se bobear desbanca todos esses que citei, só da uma olhada no site dos caras, VOX AC4TV, BlackStar HT-5, Bugera V5, e vários outros,só achei que esses amplis tem pouco headroom então High gain não é a praia deles, enfim...a lista é grande, opções são infinitas, só toca em volume baixo quem quer.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, nao consigo de nenhuma maneira obter um timbre satisfatorio com pod xt live pode me dar uma força?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, é complicado para eu te ajudar até porque não conheço bem essa pedaleira, te digo que já ouvi vários guitarristas tocando com ela e o som era excelente, o problema deve estar na adaptação dos patches ao seu amplificador, aliás, qual é ele ?

      Excluir
  8. Olá,
    Sei que o post é antigo... Então, comprei um amplificador valvulado, Marshall DSL 5C, e ele tem uma saída emulada para fone de ouvido. Gostaria de saber uma indicação de fones bons para poder tocar com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não tenho conhecimento de algum fone específico para tocar com amplificadores, em geral a saída de fones é projetada para atender padrões "genéricos", em todos os casos vale a pena dar uma checada nas especificações da impedância da saída, caso essa informação esteja disponível. De uma maneira geral, o resultado não é bom quando se liga fones em amps valvulados, isso em termos de qualidade sonora, o resultado com pedaleiras costuma ser melhor mas não posso afirmar isso pois não conheço o modelo do seu amp. Um outro problema é a dificuldade de tocar com o fio pendurado, eu só consegui usar fones assim quando eles são sem fio mas esse tipo de fone não costuma ter muita potência, por isso não sou muito fão de fones, hehe, acho que é o caso de vc experimentar e ver como fica !

      Excluir
    2. Vou procurar um fone com um fio grande, acho que assim atrapalha menos hehehe Abs!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Opa. Gostei do post, bem porque estou querendo renovar o meu ampli. Tenho um meteoro jaguar stereo chorus de 100, mas so toco em casa, tenho um GT-100, e o ampli eu tenho a dois anos e nunca passei do volume 3 kkk. Estou na duvida de comprar um cabeçote Laney IRT studio de 15 ou um combo IRT de 60. Fiquei nessa duvida devido ao seu post. Sera que vale a pena um de 60 ou seria melhor pra mim que so toco em casa um de 15. Ou seria melhor um combo de 15 ao inves de um cabeçote. E tbm o gabinete, melhor de um alto falante de 12 ou 2x12? obrigadao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, são bons equipamentos mas não tocar em casa, 2x12, kkkk, vc quer ser expulso do prédio ?! Acho que vc já tem bons equipamentos, porém necessitam de volume para soltar o som, se quiser melhorar o timbre dentro de casa talvez seja melhor pensar em um amp de qualidade com simulação digital, eu uso um Fender superchamp XD, é excelente para tocar em casa e pequenos ambientes, a Vox, Line 6, Roland e Yamaha têm produtos excelentes também nesse segmnento

      Excluir
  10. Cara eu tinha um meteoro atômic drive de 20 what's e conseguia tirar um som até razoável,mas como todo guitarrista nunca está satisfeito kkk. Comprei um staner shout 212 100 what's e não consigo tira um bom som usando minha pedaleira me 25 da boss e minha guitarra sx sst57.ja tentei de tudo, usando simulação de preamp e só simulação de pedais mas meu som sempre parece que tá saindo de um cone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro vc começar a timbrar o seu amp só com a guitarra plugada nele, partindo da posição flat (50%) em todos os knobs, começando sempre a acertar pelo timbre clean, se conseguir um bom som comece então a introduzir os efeitos, sua pedaleira é muito boa

      Excluir
  11. Uma outra dúvida, existe realmente esse negócio de amaciar alto falante? Um amigo me sugeriu isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso existe sim, dizem que é um dos motivos pelos quais os amplificadores antigos soam tão bem mas eu não conheço os detalhes disso.

      Excluir
  12. Boa noite, tenho um fender blues jr III, quando ligo ele e regulo meus timbres ficam do jeito que gosto, mais conforme as valvulas vão esquentando o som muda muito, ficando muito agudo, teria algum tipo de regulagem / soluçao pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil dizer... Eu faria um teste substituindo a 12AX7 do pré, mas pode ser várias coisas, o ideal seria vc mandar esse amp para a revisão caso tenha um técnico competente e confiável (coisa difícil, rs)...

      Excluir
  13. uma idéia nova seria o amplug (amp de fone da vox). e vi que ninguem falou da mini caixa da vox e orange . Dependendo do momemnto são soluções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acredito em equipamentos reduzidos quando utilizam tecnologia digital

      Excluir
  14. Oi cara,belo post XD
    Não tem muito a ver com o assunto mas sempre quis saber
    É normal o som da primeira corda ser muuuuuito agudo(eu vejo um guitarrista tocando algo nessa corda e não parece tão agudo,mas quando eu toco na minha guitarra fica AGUDO demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é difícil responder assim na teoria, isso não deveria acontecer, uma possibilidade é que os captadores da sua guitarra estejam com a altura mal regulada, assim estão mais próximos da 1a corda do que da 6a, a solução seria abaixar um pouco mas acho que difícil que seja isso, sugiro que vc teste sua guitarra ligando ela em um amplificador de boa qualidade, se o problema persistir, leve em um luhtier para regular

      Excluir
  15. Eu adquiri um amp marshall class v, 5w achei que seria pouco. Até hj não consegui tocar em casa com amp no volume superior ao 3. Fala algo demais pra tocar em casa. Esse tem Belo timbre, uso pedais analógicos .. quando se começa a abrir o volume fica um som fantástico.. .problema são os vizinhos rs

    ResponderExcluir