segunda-feira, 29 de julho de 2013

Como retirar um botão (knob) da guitarra sem quebrar !

Hi newbies !!!

Esse mico todo guitarrista já passou quando era iniciante, kkkkk ! Vejam só, por algum motivo ou mesmo por curiosidade, você resolveu retirar um botão de volume ou tonalidade da sua guitarra. Primeiro você tenta arrancar o knob com a mão, fazendo força mas o danado não sai de jeito nenhum ! Aí vem aquela ideia brilhante: "vou pegar uma chave de fenda, enfiar por baixo e retirar o knob !" ou então "vou pegar um alicate e puxar"... NÃO FAÇA ISSO JAMAIS !!! Se o knob for tipo rígido, como costumam ser os que vêm nas Les Pauls, ele quebra na hora ! Você vai ficar impressionado o tão rápido que esse knob vai quebrar ! Se for um knob de stratocaster, talvez até não quebre mas vai deformar e provavelmente também não sairá dessa maneira, você pode ainda marcar a pintura ou coisa pior...

Bem, como se faz então ? O jeito certo é pegar uma flanela macia, envolver o knob e então puxá-lo, ele deve sair com facilidade, mas puxe com delicadeza. Verifique antes se o knob tem algum parafuso lateral de afrouxamento, não é muito comum mas têm knobs assim.

Não vou me dar ao trabalho de explicar muito porque achei um vídeo onde um gringo explica direitinho como fazer isso (positivem o vídeo do cara !):




Muito bem, agora você sabe como fazer ! Mas olha só, se para tirar um simples knob já é complicado, imagina os problemas que podem acontecer se você retirar o escudo ou abrir a guitarra sem saber exatamente o que está fazendo. Não seria melhor deixar a curiosidade de lado por enquanto ou então levar a guitarra em um Luthier ?!

Abraços !

15 comentários:

  1. O potenciômetro da minha primeira guitarra quebrou no mínimo de modo que não era mais possível girá-lo. Tentei tirar o knob, acabei conseguindo mas ele não ficava mais muito firme quando se encaixava ele de volta. Como não consegui resolver o problema do potenciômetro só tirando o knob (eu não fazia a menor ideia do que eu estava fazendo) resolvi então desparafusar o escudo e consertar a coisa toda por dentro. Quando terminei de tirar o último parafuso da minha Strato a quantidade de peças, captadores e molas que pularam em todas as direções foram o suficiente pra eu passar um bom tempo procurando tudo e guardando dentro de um copinho de plástico. Tentei remontar a coisa toda mas não obtive sucesso. Na mesma hora pensei "depois pago pra alguém consertar". Como resultado a guitarra continua até hoje com o potenciômetro quebrado no mínimo, desmontada, com as peças no mesmo copinho de plástico que deixo guardado dentro do armário. Pra piorar a obra prima produto da minha imbecilidade, deixei o escudo pendurado e a guitarra encostada sem case em um canto. Quando a empregada tentou tirar o pó o peso da mão dela no escudo solto e pendurado apenas pelos fios, fez com que os fios e parte elétrica se arrebentassem de tal forma que preciso refazer tudo. Conclusão: Por causa de um potenciômetro que não girava, terminei com um knob frouxo, peças espalhadas e elétrica desfeita. Isso aconteceu em 2003. Até hoje a guitarra está encostada no canto do meu quarto. Costumo chamar ela de "múmia" e suas "vísceras" estão no copinho. Só falta eu comprar um case em forma de pirâmide pra ela e deixar ela ali pelos próximos milênios. Tive muitas guitarras depois dela, mas nunca a consertei. O estrago foi tão grande que o preço dos materiais mais a mão de obra, custaram mais do que ela vale, sendo assim, nunca tive coragem de mandar reparar ela.
    ENTÃO CRIANÇAS. NUNCA TENTEM TIRAR O MALDITO KNOB E MUITO MENOS O ESCUDO!!!
    xD

    ResponderExcluir
  2. Ola pessoal, estou pensando em comprar esta guitarra, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497016732-guitarra-les-paul-strinberg-clp79-n-e-gibson-p-r-o-m-o-c-o-_JM vocês recomendam? Eu sou novato, e parece ser boa para eu treinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive uma, é boa pra começar sim. Mas de uma olhada na postagem mais antiga do MadGuitarMan sobre 10 guitarras com ótimo custo x benefício. Aconselho ler o blog todo também, pois tem muitas coisas que você precisa saber, além de ter as primeiras postagens dedicadas a ensinar iniciantes a comprarem boas guitarras :)
      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Excluir
    2. É uma guitarra adequada para iniciantes, o acabamento dela é bom, muito bonita, porém, tem o braço parafusado, o que não é desejável em uma Les Paul, isso não quer dizer que a guitarra seja ruim mas minha sugestão é que vc olhe também algumas das sugestões que eu dei nesse post aqui:

      http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/2013/02/10-guitarras-com-otimo-custobeneficio.html

      Excluir
  3. Meu poteciômentro ( Special sg model) veio frouxo, oque devo fazer ?
    (Obs. quando regulo a potência ele esta "solto"), (não esta parafusado), parafuso ou levo na loja ?
    Comprei ontem a SG .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ? é possível apertar a porca do potenciômetro, tem que retirar o botão e, de preferência, usar uma chave própria para isso. Sempre existe um risco de quebrar o botão, caso esteja muito duro. Como vc comprou a guitarra ontem, recomendo que vc leve de volta na loja, eles arrumam isso para vc.

      Excluir
  4. MadGuitarMan

    muito obrigado.o knob da minha les paul tava frouxo eu cheguei a pensar em puxa-lo,mas pensei um pouquinho,digitei no google e surge:esse blog pra me salvar...kkkk vlw

    ResponderExcluir
  5. ola, comprei knobs novos pra minha guitar so que um veio frouxo e ele nao fica preso, toda hora ele cai. da pra resolver isso ou so comprando outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O knob tem parafuso de pressão latera ? Se tiver, é só apertar. Se não tiver, veja se a haste do potenciômetro tem uma fenda no meio, se tiver basta afastar as duas metades um pouquinho (cuidado para não quebrar). Se não for possível dessas maneiras, pode tentar colocar um pouco de fita veda rosca na haste para aumentar a pressão.

      Excluir
    2. obrigado vou tentar seguir suas dicas, e depois falo o resultado!

      Excluir
    3. belza, pesquise também no youtube "how to tighten guitar knobs " e vc encontrará vários vídeos ensinando a fazer isso.

      Excluir
  6. O knob da minha Les Paul estava frouxo,foi de um dia para outro, guardei bem apos o ultimo uso. e no outro dia estava frouxo,e então eu tirei o botão,o problema é que o "coisa" onde você coloca o botão caiu para dentro da guitarra,ficou um buraco no lugar a onde estava o botão,e eu não sei o que fazer, vou levar para a loja de música assim que puder para darem uma olhada. PS:Tenho essa guitarra á 2 anos, Les paul Stringberg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tales, procure saber se na sua cidade tem um Luthier, se não tiver talvez um técnico em eletrônico possa resolver esse problema para vc, parece que o potenciômetro entrou para dentro

      Excluir