sábado, 12 de julho de 2014

Análise de estilo: Cornell Dupree !

Cornell Dupree (1942 - 2011) foi um veterano que marcou a história do Rhythm and Blues americano, tendo participado de centenas de gravações e apresentações históricas e influenciado gerações de guitarristas que adotaram a música negra americana como a base do seu estilo.



Seu início foi batalhando no lendário chitlin'n circuit, acompanhando os grandes nomes da música negra em ascensão, olha, você tinha que ser muito bom para conseguir um emprego ali, no caso de Cornell Dupree quem costuma disputar a vaga de guitarrista com ele era o próprio Jimi Hendrix, na época ainda um desconhecido, já imaginou ?!! Mas vez por outra, acontecia de Cornell Dupree e Hendrix integrarem a mesma banda, onde botavam para quebrar, vejam !


Em tantos anos atuando como sideman, Cornell Dupree desenvolveu um estilo único que mistura o soul, blues, jazz, R&B, funky, rock'n roll, enfim uma síntese completa da música negra americana.

A sua maneira de tocar enfatiza os riffs rítmicos construídos em cima acordes, intervalos, double stops e oitavas, intercalando solos curtos com frases sempre muito melódicas ainda que permeada de cromatismos, o que confere um sabor "jazzy" nos seus improvisos. O uso frequente de frases com intenção maior às vezes lembra o fraseado característico do B.B. King. Impressionante também é a noção de tempo e ritmo desse cara. Chama a atenção ainda a maneira como ele ataca as cordas com os dedos, um modo de tocar mais encontrado na country music.

Percebam também como ele toca sempre em um contexto perfeitamente integrado à banda, mesmo quando é o dono da apresentação ele nunca tenta se sobressair mais do que os outros músicos, está aí uma coisa que todos os guitarristas deveriam aprender, a guitarra tem um papel definido dentro de uma banda e esse papel é na maioria das vezes mais rítmico do que tudo, tem guitarrista que acha que tem que solar alto e o tempo todo, um erro que nos dá a fama de malas entre os outros instrumentistas, e o que Cornell Dupree nos ensina é tocar para a banda !

Aqui, uma ótima lição para tocar como Cornell Dupree !

Então vamos assistir essa grande apresentação de Cornell Dupree gravada em Nova York, onde ainda toca o extraordinário baixista Will Lee e uma banda de feras !





4 comentários:

  1. hehehe... Hendrix tá bem comportado nessa foto, hein.
    Me corrija se eu estiver errado, mas nunca vi em grupos de jazz um músico mala querendo se aparecer. Aliás, mesmo aqueles que não se interessam por jazz, deveriam ver como esses músicos trabalham, o entrosamento entre eles é exemplar, profissional mesmo, dá gosto de ver.

    ResponderExcluir
  2. Sabe me dizer qual guitarra é essa que o Dupree tá usando? Não me parece Fender...
    Outra coisa: já experimentou alguma guitarra da Godin? vi esse modelo e fiquei intrigado:
    http://www.studiosomjoao.com.br/prod,IDLoja,26829,IDProduto,4369137,guitarras-guitarra-godin-session-left-lightburst-35854
    Apesar de feinha, me pareceu um instrumento bem honesto. Esse modelo é a canhota, mas já vi para destros também. Se puder, me diga também se já experimentou o multiac, também da Godin. Sou louco pra adquirir um violão desses:
    http://www.studiosomjoao.com.br/prod,IDLoja,26829,IDProduto,4380690,violoes-violao-godin-multiac-acs-sa-nylon-32150

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cornell usa uma yamaha signature dele nesse vídeo. Quanto a Godin, só conheço os violões, que são espetaculares, nunca toquei nas guitarras, acredito que sejam boas, pelo nome do fabricante.

      Excluir