quarta-feira, 15 de junho de 2016

Análise de estilo: Jeff Pevar

Temos muitos caras bons hoje, é tanta gente tocando bem que fica difícil se impressionar com um solo de guitarra... Mas se tem uma coisa que me impressiona e MUITO em um guitarrista é a intensidade e domínio sobre a dinâmica, o controle absoluto sobre a dimensão sonora e a experiência do ouvinte. Um cara que realmente faz isso é o Jeff Beck, por isso sentimos que estamos diante de um guitarrista único quando o vemos tocar !

Mas, felizmente, Jeff Beck não é o único, Jeff Pevar é um guitarrista americano bem sucedido que acompanhou grandes nomes  e músico de estúdio muito requisitado, possui um comando absurdo da sensitividade e da dinâmica, um dom que está acima que qualquer desenvolvimento técnico.

Vamos ver James Pevar em dois vídeos, no primeiro (de 1998) ele toca com a lenda do country rock David Crosby e o maestro James Raymond (que depois de adulto descobriu ser filho de Crosby !), interpretando a maravilhosa "Deja Vu". O solo de James começa aos 6:03 minutos mas o melhor mesmo é escutar a performance completa do grupo e os vocais perfeitos de Crosby e Jeff Pevar. Não tenho nem como comentar o solo que esse cara fez, isso está em outro nível de musicalidade !




No segundo vídeo, bem mais recente, aparentemente gravado em um workshop, ele toca e canta uma versão estrelar de "Little Wing", comparem com a que vocês pensam ser a melhor !




2 comentários:

  1. Mad tenho um combo e estou pensando em pegar a digitech element...mas como eu vou ligar ela no combo...ligo e ela no send/return?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, com pedaleiras desse tipo acho melhor ligar no input, a não ser que vc pretenda usar apenas o drive do amp e os efeitos de modulação da pedaleira, aí pode ser tentado ligar ela no loop, acho que experimentar é a melhor opção

      Excluir