quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Algumas medidas de uma Fender Americana (American Standard)

Olá ! Me perguntaram sobre quais são as medidas de uma Fender americana. Bem, existem várias "Fenders americanas" !.. Sabendo o modelo, não é difícil encontrar as medidas na internet, o difícil às vezes é entender a que se refere a medida. Vou colocar algumas fotos com medidas tiradas de uma Fender American Standard, já que esse modelo é o mais conhecido das Fenders fabricadas nos EUA. Essa das fotos é de 1995, completamente original. Notem que eu estou usando um paquímetro barato de plástico (tenho um digital, mas foi "emprestado e não devolvido", rs). Mas para essa aplicação o de plástico serve, já que é somente para uma referência. É uma coisa barata e bem útil, recomendo comprar um. Então vamos lá (clique na foto para ampliar):

Volta do Headstock

Nut

Entre as cordas

Largura do braço no Neck Pocket

Espessura do braço no fim da escala

Espessura do corpo no "chifre"

Espessura do corpo no final

Ponte: corda a corda

Ponte: carrinho a carrinho

Ponte: pivô a pivô (externo)

Ponte (largura da chapa)


15 comentários:

  1. Mad, estou relendo os post do seu blog e quando vi esta medição, ocorreu-me uma dúvida: é possível colocar uma ponte com espaçamento entre cordas de 56 mm (padrão Fender América) em uma guitarra que originalmente tem uma ponte com o padrão México/China (52 mm)? Isso implica em alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc está falando de ponte pivotada, porque este é o caso aqui ?... Em se tratando de ponte vintage (6 parafusos) não creio ser possível, existe um truque de que quando existe alguma diferença na furação dos parafusos, vc coloca a ponte primeiro com os dois parafusos centrais e depois força os restantes mas não recomendo fazer isso porque quando se força os parafusos existe uma chance enorme dessa ponte nunca retornar á posição original depois da alavancada, ponte vintage já é complicado de retornar mesmo quando está tudo certo imagina forçando os parafusos.... E ponte que não volta à posição original não serve pra nada. Existe uns modelos da wilkinson que possuem o primeiro furo redondo e os outros 5 ovais, permitindo o ajuste das diferenças, essa é a melhor opção. Mas foi vc que falou em fst62, não foi ? Para essa guitarra eu nunca encontrei uma ponte que servisse sem ajustes na madeira da cavidade, complicado...

      Excluir
  2. Refiro-me às pontes vintage mesmo. Minha dúvida não é nem em relação à furação, mas em relação aos saddles. Existem os saddles "grandes", que é o padrão americano (56 mm da primeira à ultima corda). Mas quando meço esta mesma distâncias nas SX, dá 52mm. Dizem que este é o padrão das pontes das Fenders México. Em relação a posição da ponte, o que você acha de pontes "travadas"? Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato os saddles mais largos não cabem na sx, pelo menos nas fst62. Isso é ruim porque se colocá-los, os das extremidades ficam tortos. É outro problema, já que os saddles originais não são bons. Essa ponte não tem padrão. Para travar a ponte, eu costumo colocar as 5 molas e apertar ao máximo. Prefiro isso do que usar o bloco de madeira, acredito que as molas foram um sistema de reverb natural e isso é uma das coisas que forma o som característico das strats.

      Excluir
  3. Valeu MadGuitarMan! Seu blog é muito bom, espero que os post novos apareçam!

    ResponderExcluir
  4. Assunto bom com objetividade e realmente válido para quem não deseja comprometer negativamente a qualidade da guitarra e a utilização das molas mesmo que alterada a configuração original é muito importante por ainda permitir parte do efeito característico mesmo que pequeno,por elas proporcionado.

    ResponderExcluir
  5. Assunto bom com objetividade e realmente válido para quem não deseja comprometer negativamente a qualidade da guitarra e a utilização das molas mesmo que alterada a configuração original é muito importante por ainda permitir parte do efeito característico mesmo que pequeno,por elas proporcionado.

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde. Gostaria de saber qual o padrão certo do nut strato. Tenho uma stratocaster fender e o nut quebrou na E bordão, porém estou com medo de comprar e ter que modifi-lo demais. PS: eu mesmo farei a troca do nut. Aguardo respostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz ? Olha, o mais provável é que seja 42mm mas pode ser 43mm. Como isso é relativamente barato, vc pode comprar as duas e ver qual se adapta melhor, instalar a nut é fácil, no entanto, regular a altura das ranhuras é um pesadelo se vc não tiver as ferramentas corretas (que são muito caras, vende no site da StewMac), meinha recomendação, portanto, seria vc levar em um Luthier para que ele faça esse serviço, se for tentar fazer sozinho e sem as limas apropriadas vou te dar duas sugestões: 1) compre uma nut adicional, porque é quase certo que vc vai estragar a 1a; 2) se não tiver as limas adequadas use isso aqui para desgastar as ranhuras, com um pouco de paciência dá para fazer (se vc souber o que está fazendo...): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812965960-agulheiro-limpa-bico-de-soldatipo-lima-13-agulhas-_JM

      Excluir
  7. gostei bastante do assunto e me esclareceu algumas dúvidas parabéns gostaria somente de saber as medidas internas do corpo da fender corpo picina

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite!!! Vc poderia me dizer qual a medida de um troculo de uma Fender Mexicana vs uma Americana por favor!!!

    ResponderExcluir
  9. Dar para mandar mais medidas da mão da guitarra

    ResponderExcluir
  10. Da para mandar mais medidas da mão da guitarra?

    ResponderExcluir
  11. Galera blz houve acidente com minha guitarra e ralou parte do serial gostaria de saber se alguém sabe as medidas dimensões pra refazer é uma standard 97 u.s.a

    ResponderExcluir
  12. Muito bom as fotos. Tenho uma American Standard stratocaster, estava na dúvida do nut, porque no site diz ser 42,8mm, mas eu medi aqui, e deu 43,8 igual a sua. A minha é 2008, que ano é a sua?

    ResponderExcluir